23/10/2009 - 64a Solene

HOMENAGEM AOS "COLECIONADORES, USUÁRIOS E ADMIRADORES DE CARROS ANTIGOS"
 

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, por solicitação do Deputado Fernando Capez, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de homenagear os "Colecionadores, Usuários e Admiradores de Carros Antigos". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Polícia Militar. Faz leitura de texto sobre a história dos carros antigos no Brasil. Diz que a prática do antigomobilismo está associada a uma atitude cultural de manutenção da história do automóvel. Refere-se a dois projetos de lei que apresentou, o primeiro, institui o dia 28 de outubro como o "Dia Estadual do Antigomobilismo" e, o segundo, determina a isenção de taxa de licenciamento para veículos de coleção.
2 -  OG POZZOLI
Grande colecionador e um dos maiores conhecedores de carro antigo no Brasil, representante de todos os colecionadores, agradece a lembrança feliz desta homenagem. Diz que o automóvel antigo faz parte da nossa cultura e da nossa civilização. Lembra que veio de Natal para São Paulo, dirigindo um Opel P4, de 1937 e conheceu um Brasil totalmente diferente. Comenta que os carros de marca Ford 32 e 28, que estavam expostos, foram testemunhas vivas da história da Nação.
3 -  RUBENS ANTONIO CARPINELLI
Presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo, diz que esta sessão solene é muito importante para o reconhecimento do automobilismo e que a Federação de Automobilismo abrange o carro antigo, o carro contemporâneo e o carro do futuro. Diz que o automobilismo tem hoje a felicidade de ter um defensor como o Deputado Fernando Capez.
4 -  JÚLIO PENTEADO
Vice-presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos, diz que hoje era um dia de muita alegria para todos colecionadores por ter o seu esforço reconhecido pelo Legislativo Paulista. Comenta que visitar um museu de carros antigos em qualquer parte do mundo é estudar a história do século XX. Lembra que, durante a crise de 1929, os Fordinhos foram feitos em linha de produção para atender a classe média e a classe baixa.
5 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Lembra que a primeira viagem do Rio de Janeiro a São Paulo, há 100 anos, levou 33 dias de carro.
6 -  RAFAEL LEBRE
Representante do Clube Ford Modelo T de São Paulo, agradece ao Deputado Fernando Capez esta homenagem aos colecionadores de carros antigos.
7 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Anuncia a apresentação do vídeo "Desfiles de Carros Antigos". Anuncia número musical. Anuncia a presença dos criadores do Encontro de Carros Antigos de São Paulo, em Lindóia, Sra. Edenise Carratú e Sr. Nilson Carratú. Presta homenagem, com entrega de placa aos convidados. Anuncia a entrega de menção honrosa a 38 presidentes e representantes de clubes. Diz que o Brasil tem os maiores campeões de automobilismo do mundo, é um País que ama o automobilismo e que o automobilismo apaixona e encanta.
8 -  PRISCILA PRIGIO
Corredora de parakart, veículo adaptado, agradece o convite do Deputado Fernando Capez para participar desta sessão solene. Diz que faz parte de uma equipe de parakart e que a expectativa de correr é muito grande.
9 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp