24/04/2000 - 7a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DE SOLIDARIEDADE PARA COM O POVO ARMÊNIO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/06/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : WADIH HELÚ
1 -  WADIH HELÚ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência efetiva da Casa a pedido do Deputado ora na Presidência. Convida todos a ouvir o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  HIRANT SANAZAR
Saúda o Presidente Wadih Helú, como integrante da comunidade armênia. Ao se referir ao genocídio dos armênios, em 1915, pede justiça e julgamento pelos tribunais internacionais.
3 -  DATEV KARIBIAN
Saúda os presentes. Lamenta que ao se encerrar a história do século XX, as reivindicações dos Direitos dos armênios e a questão armênia continuam insolúveis desde 1915.
4 -  VARUJAN BURMAIAN
Cumprimenta os presentes. Agradece à Casa que acolhe os descendentes de imigrantes armênios que aqui vieram em solidariedade ao povo armênio, em sua data de luto nacional.
5 -  ACHOT YEGHIAZARIAN
Cumprimenta a Casa e manifesta sua gratidão. Parabeniza o povo brasileiro pelos 500 anos do descobrimento do Brasil. Historia o genocídio armênio pelos turcos e manifesta seu desejo de que estes o reconheçam como tal, como vários países já o fizeram.
6 -  JORGE MENEZES GOMES
Cumprimenta o Presidente Wadih Helú e outras autoridades presentes. Discorre sobre a saga vivida pelo povo armênio no princípio deste século.
7 -  Presidente WADIH HELÚ
Historia a lei 6468, de iniciativa do Deputado Abdo Hadade, que instituiu nesta Casa o "Dia da Solidariedade para com o Povo Armênio". Fala do genocídio dos armênios, em 1915 e homenageia a memória daqueles heróis. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp