08/10/2009 - 59a Solene

HOMENAGEM AOS "40 ANOS DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/10/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : BARROS MUNHOZ
1 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara esta sessão solene, a requerimento do Deputado Mauro Bragato, pelos "40 anos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  MAURO BRAGATO
Deputado Estadual, informa que o Estado de São Paulo conta com 214 unidades de faculdades e escolas técnicas, que são referência nacional e internacional. Destaca a necessidade de crescimento, com qualidade e nova estrutura a serem implantadas pela gestão José Serra. Relata sua participação na inauguração de unidade instalada na cidade de Pompéia.
3 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre o Centro Paula Souza.
4 -  MARCOS ANTONIO MONTEIRO
Ex-Diretor-Superintendente do Centro Paula Souza e atual Secretário-Adjunto de Gestão Pública, faz histórico sobre a criação do Centro Paula Souza, na gestão do governador Abreu Sodré, próximo de unidades militares, no prédio onde funcionou a Politécnica. Destaca a responsabilidade da instituição na promoção da justiça social. Recorda dificuldades enfrentadas no ano de 1995. Elogia ações do Governador Mário Covas.
5 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Anuncia as seguintes homenagens, com entrega de placa: à Sra. Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza; aos Diretores das Escolas Técnicas, na pessoa do Prof. Paschoal Antonio Bonin, o mais antigo diretor da ETEC de Santa Bárbara d'Oeste; aos Diretores das Faculdades de Tecnologia, na pessoa do Prof. Antônio Carlos de Oliveira, diretor da Fatec de Sorocaba; aos conselheiros do Centro Paula Souza, na pessoa da Prof. Yolanda Silvestre, Presidente do Conselho Deliberativo do Centro Paula Souza; aos prefeitos parceiros do Centro Paula Souza, na pessoa do Sr. Marcelo de Souza Pécchio, prefeito do Município de Quatá.
6 -  MARCELO DE SOUZA PÉCCHIO
Prefeito do Município de Quatá, ressalta a justeza da homenagem. Lembra que os cursos técnicos são criados em função das necessidades locais, no seu caso, região sucroalcooleira.
7 -  MILTON FLÁVIO
Deputado Estadual, vice-Líder do Governo, informa que seu pai era professor de escola técnica. Recorda a criação de unidade de escola técnica na Zona Leste da Capital, na gestão do Governador Mário Covas. Enaltece a presença de unidades nos mais diversos rincões do estado. Afirma que a criação da Fatec de Botucatu é a conquista mais significativa de seu mandato parlamentar.
8 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Anuncia homenagem, com a entrega de flores, às funcionárias do Centro Paula Souza Fernanda Mares Pinheiro e Rita de Cássia Tonon de Oliveira - que fazem agradecimento.
9 -  LAURA LAGANÁ
Diretora-Superintendente do Centro Paula Souza, informa que foram inauguradas 62 unidades em 30 meses. Ressalta o empenho deste Legislativo na aprovação de projeto que reformula as carreiras dos funcionários da instituição. Lembra que os estudantes apresentam os melhores rendimentos no Enem e Enade. Dá conhecimento de cursos de ensino à distância nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Cita a participação em programas sociais, que incluem 34 mil alunos, presidiários e alunos da Fundação Casa. Fala da premiação aos melhores dos 240 projetos apresentados na Feira Tecnológica.
10 -  GERALDO ALCKMIN
Secretário de Estado de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, afirma que o Centro Paula Souza vive o melhor momento de sua expansão, com vistas ao futuro. Relata sua participação na inauguração da unidade da cidade de Pompéia. Dá conhecimento da criação de equipamentos agrícolas, que demonstram a vanguarda e a qualidade do ensino oferecido, até em âmbito internacional. Elogia a capacidade empreendedora dos estudantes. Lembra que a verba para o setor supera mais de um bilhão de reais.
11 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Faz pronunciamento, quando elogia a iniciativa desta homenagem. Recorda a sua atuação como Líder do Governo, quando foi votado o projeto que trata do plano de carreira para os funcionários do Centro Paula Souza. Fala da construção de unidade da ETEC na cidade de Itapira, da qual foi prefeito. Elogia a atuação dos funcionários da instituição. Cita sua participação como candidato ao Governo do Estado de São Paulo. Elogia o ensino público técnico, que é melhor do que o ensino privado. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp