24/04/2000 - 54ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/06/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : NEWTON BRANDÃO / VANDERLEI MACRIS

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Abre a sessão.
2 -  NIVALDO SANTANA
Observa que episódios reportados pelos meios de comunicação durante os festejos em Porto Seguro dos 500 anos da história do país apontaram, de forma crua e dramática, o fosso social que separa as elites brasileiras da grande massa da população.
3 -  MARQUINHO TORTORELLO
Constata que o Poder Público se mostra incapaz de resolver plenamente as questões a respeito do sistema hídrico, em especial a da despoluição da represa Billings. Solicita mais espaço para as organizações não governamentais participarem das decisões sobre estes assuntos.
4 -  JAMIL MURAD
Protesta diante da repressão policial em Porto Seguro contra manifestantes durante as comemorações dos 500 anos de Brasil. Lê discurso do Deputado Federal Haroldo Lima sobre o 22 de abril e a questão indígena.
5 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência.
6 -  ALBERTO CALVO
Lamenta os episódios ocorridos durante as comemorações de 22 de abril em Porto Seguro.
7 -  MILTON FLÁVIO
Secunda e aprova o pronunciamento dos Deputados Jamil Murad e Alberto Calvo sobre os episódios de Porto Seguro, em 22/4. Registra no evento do Fórum São Paulo-Século XXI a discussão sobre o turismo e a abertura do capital da Nossa Caixa-Nosso Banco, ocorrido hoje pela manhã.
8 -  GILBERTO NASCIMENTO
Refere-se às comemorações dos 500 anos do Brasil. Fala da história política dos últimos 50 anos do país.
9 -  EDIR SALES
Refere-se a visita sua à Associação Anti-Alcoólica Brasileira e disserta sobre seu trabalho.
10 -  CONTE LOPES
Critica a licença dada a vários presos para passarem a Páscoa em casa, entre eles criminoso de grande periculosidade.
11 -  WADIH HELÚ
Endossa as palavras do Deputado Conte Lopes e critica a licença dada para que prisioneiro, assassino, festeje a Páscoa em liberdade. Comenta os festejos dos 500 anos de descobrimento do Brasil, a seu ver, um fiasco.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  CESAR CALLEGARI
Refere-se àquilo que foi tratado na CPI da Educação, da qual é presidente (aparteado pelo Deputado Henrique Pacheco).
13 -  MILTON FLÁVIO
Manifesta seu protesto e inconformismo pelos acontecimentos nas comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Responde ao Deputado Cesar Callegari sobre seu posicionamento na CPI da Educação. Anuncia que a Mesa Diretora resolveu construir um memorial para homenagear o ex-governador Franco Montoro.
14 -  HENRIQUE PACHECO
Registra ter estado, na última quinta-feira, junto com o Deputado Hamilton Pereira, participando do Forum Século XXI, que discutiu a cultura no Estado. Lamenta os acontecimentos ocorridos durante os festejos oficiais dos 500 anos do Brasil. Manifesta-se contrário ao fechamento da Biblioteca Estadual Clara Luz, no Bom Retiro.
15 -  CESAR CALLEGARI
Pelo art. 82, anuncia o comparecimento do Secretário André Franco Montoro Filho, amanhã, às 14h30min, a reunião da CPI da Educação.
16 -  HENRIQUE PACHECO
Pelo art. 82, menciona notícia publicada no "O Estado de S. Paulo", sobre o primeiro acordo de parceria entre a Caixa Econômica Federal e o "Movimento dos Sem-Teto" sobre a ocupação de prédios abandonados no centro de São Paulo. Por acordo entre as lideranças, solicita o levantamento da sessão.
17 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido. Lembra aos Srs. Deputados a sessão solene, hoje, às 20 horas, em homenagem ao Dia de Solidariedade com o Povo Armênio. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 25/04, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp