17/08/2009 - 43a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO MAÇOM"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 02/09/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : ALDO DEMARCHI
1 -  ALDO DEMARCHI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento do Deputado Aldo Demarchi, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia do Maçom. Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Maçonaria.
2 -  BALEIA ROSSI
Deputado Estadual, cumprimenta as autoridades presentes e faz uma saudação especial a todos que vieram somar-se aos Deputados e ao povo paulista para fazer essa homenagem à Maçonaria. Lembra que, ao longo da história do Brasil, em momentos de crise, a Maçonaria esteve presente para fazer o bem e influenciar a sociedade, na Proclamação da Independência do Brasil, na Abolição da Escravatura e na Proclamação da República. Diz que hoje a Maçonaria tem também um papel importante na comunidade, principalmente na área social.
3 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual, cumprimenta as autoridades presentes e o Senhor Presidente. Diz que o País vive a maior crise moral de sua história e poucas instituições têm a condição moral de levantar a voz contra essa falta de credibilidade. Afirma que a Maçonaria, pela forma como seleciona os seus quadros e como se posiciona pela integridade exigida em todos os momentos, tem condições de levantar essa bandeira, acenando uma união contra a corrupção. Lembra que o momento é mais do que próprio para envidarmos todos os esforços e apontar um caminho para a sociedade.
4 -  LUIS CARLOS GONDIM
Deputado Estadual, cumprimenta as autoridades maçônicas e manifesta o seu orgulho de estar presente a esta solenidade. Diz que se iniciou na Maçonaria há um ano e que temos o dever de fazer alguma coisa pela humanidade. Lembra com respeito a figura de seu pai, que freqüentou a loja maçônica até os 90 anos de idade. Diz que a desigualdade no mundo é muito grande e que 33% da população tem baixa qualidade de vida. Afirma que o ensinamento que é dado nas lojas maçônicas é o que o País quer ter.
5 -  Presidente ALDO DEMARCHI
Pede um minuto de silêncio em memória do jovem Augusto Gomes, DeMolay falecido recentemente. Anuncia a apresentação da "Cerimônia das Luzes", pelos jovens De Molay.
6 -  FRANCISCO GOMES DA SILVA
Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, cumprimenta o Deputado Aldo Demarchi e as autoridades maçônicas e a todos os maçons presentes a esta solenidade. Diz que existe esperança enquanto houver homens e mulheres que amem a decência, a honestidade e o respeito a seus semelhantes. Lembra que não há sofrimento maior do que a injustiça e que a Ordem Maçônica luta pela prática da moral elevada, pelos bons costumes e pela obediência às leis do País.
7 -  Presidente ALDO DEMARCHI
Saúda o ex- Deputado Jamil Murad, Vereador à Câmara Municipal de São Paulo.
8 -  MÁRIO SÉRGIO NUNES DA COSTA
Eminente Grão-Mestre em Exercício do Grande Oriente de São Paulo, diz que tinha o privilégio de estar nesta Casa e que ainda não tinha presenciado a energia que estavam presenciando nessa noite. Elogia o ensinamento DeMolay, considerando-o uma luz de esperança para todos nós. Lembra que o dia 20 de agosto é o Dia do Maçom e que estavam homenageando a Maçonaria universal.
9 -  JOSÉ MARIA DIAS NETO
Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista, cumprimenta as autoridades maçônicas e lembra que tem sido homenageados há 15 anos nesta Casa de Leis. Diz que a Maçonaria de São Paulo está efetivamente unida. Fala do projeto concreto que se denominou inserção política na Maçonaria e que já está em prática.
10 -  Presidente ALDO DEMARCHI
Anuncia a apresentação da filmagem do plantio das árvores na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizada hoje, pela manhã, através das Três Potências que representam a Maçonaria no Estado de São Paulo. Anuncia a presença do Senhor Reinaldo Aparecido Rozzatti, presidente do Instituto Acácia.
11 -  JOSÉ MARIA DIAS NETO
Entrega homenagem, junto com os três Grão-Mestres, ao Senhor Deputado Aldo Demarchi, pelos relevantes serviços prestados em prol da Maçonaria.
12 -  Presidente ALDO DEMARCHI
Manifesta a sua satisfação pela presença dos Deputados Baleia Rossi, Olímpio Gomes, Luis Carlos Gondim e do Vereador Jamil Murad, e pela presença dos irmãos Grão-Mestres. Saúda a todos os membros das Três Potências e aos jovens DeMolay. Diz que hoje era um dia especial porque estava sendo comemorado mais uma vez um dia alusivo à fraternidade maçônica. Lembra que todos os maçons juram defender o Brasil e trabalhar pelo seu desenvolvimento, com ordem e harmonia. Afirma que só a verdade pode construir uma sociedade melhor e mais feliz e se refere ao movimento "Maçonaria Unida por São Paulo", que visa formar cidadãos mais conscientes de suas responsabilidades, indicando-lhes o caminho do progresso. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp