10/08/2009 - 40a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA COMUNIDADE ALEMÃ"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/08/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : ROBERTO ENGLER
1 -  ROBERTO ENGLER
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, por solicitação do Deputado Roberto Engler, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia da Comunidade Alemã". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional da Alemanha e do Brasil. Manifesta o seu contentamento pelo grande número de pessoas que compareceu a esta sessão solene.
2 -  STEFAN GRAF VON GALEN
Representante do Conscre - Conselho Estadual de Comunidades e Raízes Estrangeiras, cumprimenta as autoridades presentes e lembra que o dia 25 de julho é o dia da Comunidade Alemã e agora faz parte do calendário oficial do Governo do Estado. Agradece ao Deputado Romeu Tuma Júnior por ter abraçado esta causa, e ao Deputado Roberto Engler por ter dado continuidade a esse projeto. Diz que a imigração alemã no Brasil comemora 185 anos, tendo os imigrantes alemães se instalado no sul do Brasil. Afirma que o Brasil de hoje deve muito a esses imigrantes que ajudaram a construir o País.
3 -  Presidente ROBERTO ENGLER
Saúda o Deputado Baleia Rossi.
4 -  INGOR PLÖGER
Presidente da Sociedade Beneficente Alemã e da Comissão Organizadora dos 185 anos, cumprimenta as autoridades presentes e anuncia os patrocinadores do evento. Lembra que há 185 anos os imigrantes alemães desembarcaram no Brasil, buscando um novo futuro, em um novo mundo. Diz que a Sociedade Beneficente Alemã foi fundada para dar sustento a idosos e doentes e hoje corresponde a desafios como fundar escolas, centros culturais, orfanatos e clubes.
5 -  Presidente ROBERTO ENGLER
Anuncia a apresentação do Coral do Colégio Visconde de Porto Seguro, sob a regência do Maestro Sérgio Assumpção.
6 -  KARLHEINZ POHLMANN
Presidente do Conselho Consultivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, lembra ter chegado ao Brasil em 1968, com o desafio de realizar um projeto e construir uma carreira profissional, e dar condições de desenvolvimento aos seus filhos. Diz que a aliança de dois séculos entre Brasil e Alemanha foi muito produtiva. Ressalta a hospitalidade e a receptividade dos brasileiros. Diz que hoje, as indústrias de origem alemã no Brasil produzem 10% do PIB brasileiro.
7 -  Presidente ROBERTO ENGLER
Anuncia a entrega da premiação aos alunos vencedores do concurso de redação e pintura, alusivo à imigração.
8 -  SÖNKE BÖGE
Diretor vice-presidente da Sociedade Beneficente Alemã, convoca os representantes das escolas para entregar os prêmios aos alunos.
9 -  THOMAS SCHMITT
Cônsul Adjunto da Alemanha, diz que há 185 anos a história do Brasil foi enriquecida com a comunidade alemã. Informa que os primeiros imigrantes eram de origem humilde e esperavam encontrar no Brasil mais liberdade e um futuro melhor para suas famílias; ao longo das gerações esse sonho realizou-se e constitui uma prova disso, o número de descendentes bem sucedidos. Lembra que os imigrantes trouxeram seus costumes e assim teve início um intercâmbio cultural brasileiro e alemão.
10 -  ROMEU TUMA JÚNIOR
Secretário Nacional de Justiça, saúda o Deputado Roberto Engler, as autoridades presentes e os funcionários desta Casa. Lembra que essa é a 5ª sessão solene da qual participa, desde que apresentou o projeto que institui o dia da Comunidade Alemã. Cumprimenta o Deputado Roberto Engler por ter dado continuidade ao projeto 196/04. Diz que o Brasil é um país de imigração e os alemães e seus descendentes acabaram criando uma cultura teuto-brasileira. Afirma que hoje, como Secretário Nacional de Justiça, continua tomando iniciativas em prol dos imigrantes e seus descendentes.
11 -  Presidente ROBERTO ENGLER
Anuncia a apresentação do Coral do Colégio Visconde de Porto Seguro, sob a regência do Maestro Sérgio Assumpção. Lê mensagem do Governador José Serra, cumprimentando a Comunidade Alemã. Fala sobre o intercâmbio entre os povos da Alemanha e do Brasil, destacando as contribuições na economia, na área técnica, artística e na arquitetura. Lembrando frase do Papa Bento XVI, que é um sacerdote alemão, pede a Deus que continue cuidando dessa relação entre o Brasil e a Alemanha e que abençoe a todos. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp