10/08/2009 - 39a Solene

HOMENAGEM AOS "50 ANOS DA UFAM - UNIÃO DOS FERROVIÁRIOS APOSENTADOS DA MOGIANA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/08/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : CÉLIA LEÃO
1 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento da Deputada Célia Leão, na direção dos trabalhos, para homenagear os "50 Anos da Ufam - União dos Ferroviários Aposentados da Mogiana". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Dá conhecimento e agradece mensagens alusivas ao evento, encaminhadas pela Reitora da Universidade de São Paulo Professora Doutora Suely Vilela; pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento de São Paulo Geraldo Alckmin; pelo Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento João Sampaio; e pelo Governador do Estado de São Paulo José Serra. Enaltece o trabalho anônimo dos ferroviários que ajudaram a escrever a história da Mogiana. Elogia o trabalho dos ex-presidentes da entidade. Recorda os mais de dez anos de convívio com representantes dos funcionários. Ressalta as dificuldades e empenho da categoria para ver atendidas suas reivindicações. Faz histórico sobre a fundação do Sindicato da Mogiana.
2 -  ARLEY MARTINS
Presidente da Ufam - União dos Ferroviários Aposentados da Mogiana, explica a origem da entidade. Faz retrospecto quanto à Mogiana e sobre as reivindicações da categoria. Ressalta a importância das ferrovias no surgimento e desenvolvimento das cidades paulistas. Agradece a adesão da Deputada Célia Leão à causa desses profissionais, especialmente quanto à reversão do corte de benefícios de oito mil pensionistas. Elogia a atuação dos advogados que lutam para que os ferroviários recebam, em vida, seus direitos.
3 -  PAULO FRANCISCO
Presidente do Sindicato da Mogiana, faz histórico sobre a sua trajetória profissional e sindical. Recorda os prejuízos sofridos pela categoria na greve de 1948, no pós-guerra, sendo anistiados em 1954. Enaltece a "Lei Cássio Amorim", ferroviário e Deputado a este Legislativo. Tece considerações sobre as divergências entre os vários setores ferroviários, agora unidos. Lamenta a privatização de ferrovias. Justifica seu apoio à Deputada Célia Leão, do PSDB, mesmo como tesoureiro do diretório do PMDB de Campinas, tendo em vista o fato de a Parlamentar lutar pela categoria.
4 -  ARLEY MARTINS
Presidente da Ufam, presta homenagem, com entrega de quadro, à Deputada Célia Leão.
5 -  PAULO FRANCISCO
Presidente do Sindicato da Mogiana, presta homenagem, com entrega de quadro, à Deputada Célia Leão.
6 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Agradece as homenagens recebidas. Presta homenagem, com a entrega de placas, aos Srs. Hélio de Souza Regato, Presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários, representado pelo secretário-geral da Ufam, José Afonso; Paulo Francisco, presidente do Sindicato da Mogiana; e Arley Martins, presidente da Ufam.
7 -  CLAYTON MACHADO
Vereador à Câmara Municipal de Valinhos, destaca a representatividade de Valinhos, ligada à região de Campinas. Discorre sobre a importância das ferrovias para o crescimento das cidades. Elogia a luta constante dos ferroviários da Mogiana. Fala da justeza da homenagem. Faz referências ao projeto para criação de trem de alta velocidade para a cidade de Campinas. Enaltece o cinquentenário de emancipação política de Valinhos.
8 -  Presidente CÉLIA LEÃO
Faz agradecimentos ao Presidente deste Legislativo, Deputado Barros Munhoz. Discorre sobre as representações partidárias desta Casa e a democracia. Tece considerações sobre as falas dos oradores que ocuparam a tribuna. Fala de sua fidelidade ao PSDB. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp