07/08/2009 - 37a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO FUNCIONÁRIO DA EDUCAÇÃO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/08/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : ROBERTO FELÍCIO / MARIA LÚCIA PRANDI
1 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, por solicitação da Deputada Maria Lúcia Prandi, na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia do Funcionário da Educação". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Anuncia a apresentação de vídeo sobre a Afuse - Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação do Estado de São Paulo.
2 -  JOSÉ ZICO PRADO
Deputado Estadual, destaca a importância desses profissionais na manutenção da estrutura das escolas. Recorda a luta da entidade ao longo de 25 anos pela busca da igualdade e remuneração digna.
3 -  DONISETE BRAGA
Deputado Estadual, saúda a iniciativa da Deputada Maria Lúcia Prandi e elogia o seu trabalho em prol da Educação. Enaltece a luta e a persistência dos profissionais do setor. Fala das contradições do Executivo. Pede a valorização profissional e salarial da categoria. Faz apelos às autoridades nessa direção.
4 -  Presidente MARIA LÚCIA PRANDI
Anuncia a apresentação do Coral das Mestras Cantoras, do CPP - Centro do Professorado Paulista, regido pelo maestro Renato Teixeira Lopes e coordenado pela Professora Loretana Paolieri Pancera.
5 -  LORETANA PAOLIERI PANCERA
Saúda a direção da entidade ora homenageada. Recorda a memória de ex-dirigentes. Solicita atenção por parte do Executivo paulista em relação à categoria.
6 -  ROBERTO FELÍCIO
Deputado Estadual, lembra que a Deputada Maria Lúcia Prandi é autora da lei que instituiu o "Dia do Funcionário da Educação". Recorda a história da Afuse. Enaltece a memória de ex-dirigentes, bem como as lutas específicas e conjuntas da entidade. Informa a realização, no momento, de congresso da entidade, no Expo Center Norte.
7 -  SEBASTIÃO GERALDO CARDOSO
Secretário-Geral da CUT - Central Única dos Trabalhadores, afirma que é gratificante a CUT ter representação dos funcionários da Educação. Diz que espera o reconhecimento da categoria por parte do Estado, na construção de uma sociedade melhor.
8 -  JOSÉ VALDEVINO DE MORAES
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Paraná, informa que os profissionais da Educação buscam reconhecimento específico. Dá conhecimento dos quatro eixos de luta: pelo fim da terceirização, melhoria salarial, profissionalização e plano de carreira.
9 -  ANTÔNIO MARCOS DUARTE D'ASSUMPÇÃO
Presidente da Afuse - Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação do Estado de São Paulo, ressalta a mobilização de grupo de Guarulhos. Fala das reivindicações da categoria ao longo de seus três mandatos. Informa que a senadora Fátima Cleide, oriunda da mesma função, luta pelo reconhecimento profissional da categoria. Faz apelo para mobilização nos demais estados da Federação, pelo mesmo motivo.
10 -  Presidente MARIA LÚCIA PRANDI
Anuncia apresentação do Coral do Centro do Professorado Paulista.
11 -  ROBERTO FELÍCIO
Assume a Presidência.
12 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Discorre sobre a criação da lei, de sua autoria, que instituiu o "Dia do Funcionário da Educação". Fala de sua trajetória como professora, diretora de escola e Secretária da Educação de Santos. Ressalta os propósitos para educação solidária, democrática, inclusiva e de qualidade. Pleiteia a valorização profissional e salarial da categoria. Faz retrospecto sobre as reivindicações específicas da entidade.
13 -  Presidente ROBERTO FELÍCIO
Anuncia homenagem, com a entrega de placa alusiva à efeméride, feita pela Deputada Maria Lúcia Prandi ao presidente da Afuse; e de homenagem à Deputada Maria Lúcia Prandi, feita pelas funcionárias Graça, Paula, Ana Rita, Rosemara e Edilene, da cidade de Santos.
14 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Assume a Presidência.
15 -  JOSÉ CARLOS PRADO
Secretário-Geral da Afuse e membro da Executiva da CNTE, considera este evento duplamente especial, por redefinir o conceito dos profissionais do setor, elogiar a sanção, pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do projeto de lei, da senadora Fátima Cleide, de reconhecimento dos profissionais da Educação; sugere que seja instituído o "Dia do Funcionário da Educação", a ser comemorado no dia 6 de agosto.
16 -  Presidente MARIA LÚCIA PRANDI
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp