22/06/2009 - 34a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 90 ANOS DA SOCIEDADE RURAL BRASILEIRA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/07/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : DAVI ZAIA / BARROS MUNHOZ
1 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Davi Zaia, para comemorar o "Nonagésimo Aniversário da Sociedade Rural Brasileira". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Elogia a iniciativa e a atuação do Deputado Davi Zaia. Ressalta as dificuldades e o preconceito enfrentados pelo setor. Questiona o Secretário de Estado da Fazenda. Elogia o trabalho do Secretário de Estado da Agricultura. Combate os lucros dos banqueiros e das montadoras. Cita questões fundiárias. Enaltece o fato de serem voluntários os dirigentes da entidade ora homenageada.
2 -  DAVI ZAIA
Assume a Presidência.
3 -  FLÁVIO PÁSCOA TELES DE MENEZES
Conselheiro da Sociedade Rural Brasileira, informa que a entidade luta pelo bem-estar de seus associados e por pensar questões relativas à agricultura e pecuária. Recorda que a atividade econômica é das mais antigas do Brasil, ao lado da mineração. Acrescenta que o trabalho da entidade está além de partidos e governos, e sobrevive sem recurso públicos.
4 -  PEDRO CAMARGO NETO
Presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, a Abipec, presta esclarecimentos sobre a associação, que preside há três anos. Informa que são enriquecedores os debates internos sobre o setor. Elogia o Presidente Barros Munhoz, de quem recorda a participação no combate aos focos de febre aftosa, quando Secretário de Estado da Agricultura.
5 -  ALENCAR BURTI
Presidente da Associação Comercial de São Paulo, tece considerações sobre o financiamento de máquinas agrícolas. Destaca a importância do setor em âmbitos estadual e nacional. Discorre sobre pesquisas feitas pela Embrapa, no sentido de exportar progresso e tecnologia brasileira. Enfatiza a unidade dos membros da entidade.
6 -  JOÃO SAMPAIO
Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, enfatiza o seu orgulho por ter presidido a entidade, da qual teve como ensinamento a vivência política, econômica e a diversidade social. Elogia o trabalho do Deputado Davi Zaia e dos componentes deste Legislativo em prol do setor.
7 -  ROBERTO RODRIGUES
Ex-Ministro de Agricultura e ex-Presidente da Sociedade Rural Brasileira, informa o princípio presidencialista da entidade. Discorre sobre o legado dos últimos ex-presidentes da entidade, no que tange a pensar com inteligência a agricultura e pecuária, o direito de propriedade, as defesas comercial e sanitária, independência do setor e visão sobre o meio ambiente.
8 -  CESÁRIO RAMALHO DA SILVA
Presidente da Sociedade Rural Brasileira, recorda pontos de seu discurso de posse na entidade. Elogia a atuação do Presidente Barros Munhoz quando Ministro da Agricultura. Enaltece questões relativas ao meio ambiente. Elogia funcionários da entidade. Informa que o setor emprega 33% dos brasileiros. Ressalta a importância da defesa da Amazônia. Informa que da entidade saíram quatro ministros e mais de dez secretários da Agricultura. Discorre sobre os quatro pontos que norteiam o setor: a tecnologia, a defesa sanitária, a estabilidade da renda e a infra-estrutura das rodovias e comércio.
9 -  Presidente DAVI ZAIA
Fala de sua satisfação em prestar esta homenagem. Destaca a importância histórica da agricultura paulista e brasileira. Ressalta os avanços no setor, com o desenvolvimento de pesquisas e a aplicação das inovações tecnológicas, especialmente quanto à energia renovável. Louva o otimismo dos agricultores e pecuaristas, tendo em conta a natureza da atividade, que depende de fatores climáticos. Comunica que este Legislativo está disponível para debater as necessidades do segmento. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp