27/02/2009 - 1a Solene

COMEMORAÇÃO AO "DIA DA COMUNIDADE LIBANESA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/04/2009:

Resumo da Sessão
Presidência : SIMÃO PEDRO
1 -  SIMÃO PEDRO
Assume a Presidência e abre a sessão. Registra as autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Simão Pedro, na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia da Comunidade Libanesa". Convida o público a ouvir, de pé, os hinos nacionais do Líbano e do Brasil. Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, encaminhadas pelos Deputados Said Mourad e Estevam Galvão.
2 -  SHEIK ARMANDO HUSSEIN
Recorda que os libaneses espalharam pelo mundo sua cultura milenar. Ressalta a necessidade de se fortalecer, nas crianças, o aprendizado das tradições, do idioma árabe, as relações culturais e o espírito patriota.
3 -  AIMAN ABOUL TAIF
Representante do Grupo 14 de Março, cita trecho do poeta Mahmoud Darwish. Destaca ensinamentos e faz louvação ao mártir Rafic Hariri. Tece considerações sobre o processo eleitoral libanês.
4 -  MOHAMAD SALAM
Analista político do Líbano, enaltece a generosidade e a hospitalidade brasileira. Lembra que o Líbano é "a terra do cedro". Faz saudações ao Presidente Vaz de Lima e ao Deputado Simão Pedro. Cita questões políticas e eleitorais de seu país. Recorda conflitos recentes. Tece considerações sobre o processo eleitoral libanês.
5 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Anuncia a apresentação de vídeo sobre a história do Líbano.
6 -  MALEK CHAAR
Mufti de Trípoli e Norte do Líbano, faz saudação pela memória do primeiro-ministro Rafik Hariri, de quem enaltece a visão política e econômica, a conduta e a valorização do espírito comunitário, fundamental para o desenvolvimento do Líbano. Recorda programas de intercâmbio internacional, destinado aos jovens. Lembra iniciativas que aglutinavam os partidos políticos e a sociedade civil, na busca da unidade política e da modernidade do país.
7 -  SUHEIL YAMOUT
Presidente do Instituto Futuro do Brasil e da América Latina - Faz agradecimentos ao Presidente Vaz de Lima e ao Deputado Simão Pedro. Solicita que seja prestado um minuto de silêncio, em memória dos mártires árabes. Destaca o processo democrático que deve nortear as próximas eleições no Líbano.
8 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Cita projeto de lei, de sua autoria, que cria o "Dia da Comunidade Libanesa", a ser comemorado no dia 14 de fevereiro, dia do martírio de Rafik Hariri. Lembra que a população de descendentes libaneses que moram no Brasil é maior que a do próprio Líbano. Recorda citação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião dos 125 anos da presença libanesa no Brasil. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp