08/12/2008 - 59a Solene

COMEMORAÇÃO DA "ENTREGA DO XII PRÊMIO SANTO DIAS DE DIREITOS HUMANOS E DOS 60 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/12/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : BRUNO COVAS / JOSÉ CÂNDIDO
1 -  JOSÉ CÂNDIDO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Senhor Presidente Vaz de Lima, por solicitação do Deputado José Cândido, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de realizar a "Entrega do XII Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos e comemorar os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Orquestra de Viola Caipira e Abaçaí Cultura e Arte, sob a regência do Maestro Rui Tornezzi.
2 -  NAYANE FRANCO
Representante do Conpaz, faz reflexões sobre a paz, considerando-a consciência do amor, que se forma nas relações mútuas e que deve ser cultivado a cada dia. Lembra, entretanto, que até o presente, a humanidade não conseguiu enxergar e reconhecer o que poderia ser visto como riqueza e complementaridade, considerando o diferente e o rival como o pomo da discórdia. Acrescenta que a humanidade vem buscando galgar o caminho da convivência amistosa, objetivo esse reconhecido através da Declaração dos Direitos Humanos.
3 -  Presidente JOSÉ CÂNDIDO
Anuncia que no dia 17 de dezembro será realizado, nesta Casa, ato comemorativo dos "40 anos da ocupação militar do Crusp", promovido pelas Comissões de Educação e de Direitos Humanos.
4 -  LIA BERGMAN
Dá testemunho sobre a vida do ex-ministro e presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos, José Gregori, a quem presta homenagem, com entrega de diploma, em nome do Conpaz.
5 -  JOSÉ GREGORI
Manifesta a honra de ter sido lembrado para uma homenagem do Conpaz. Diz do respeito que tem pelas pessoas que estavam no Plenário, porque reconhecia que tinham consciência dos direitos humanos, consciência social e a vontade de corrigir o mundo.
6 -  Presidente JOSÉ CÂNDIDO
Anuncia a apresentação cultural do Trio Peruano, da Comunidade de Arte Milenar do Peru, com as músicas "A paz florescerá" e "Ritual da Alegria".
7 -  BRUNO COVAS
Assume a Presidência. Diz que havia sido difícil para a Comissão de Direitos Humanos escolher o ganhador do Prêmio Santos Dias de Direitos Humanos. Procede à entrega de diplomas aos indicados ao Prêmio. Nomeia os demais indicados ao prêmio, que não puderam estar presentes. Dá testemunho sobre a vida do Padre Ticão e informa que havia sido um dos autores de sua indicação para receber o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos. Lembra a luta de Padre Ticão na área da assistência social e na área da saúde, para melhorar qualidade de vida da comunidade da Zona Leste de São Paulo e para a construção da Igreja de São Francisco. Procede à entrega de homenagens.
8 -  JOSÉ AUGUSTO
Membro da Comissão de Direitos Humanos, declara ter concedido seu voto ao Padre Ticão e diz que este constitui o exemplo de uma vida inteira dedicada à luta pela democracia, pela paz, pela inserção social e pelos direitos básicos da vida. Lembra a comemoração dos 60 anos da assinatura da Declaração dos direitos universais do homem.
9 -  ADRIANO DIOGO
Membro da Comissão de Direitos Humano, cumprimenta o Padre Ticão e lembra os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Manifesta-se contra a tortura no Brasil.
10 -  Presidente BRUNO COVAS
Convida os Senhores Deputados José Augusto, Adriano Diogo e José Cândido, para fazerem a entrega do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos ao Padre Ticão.
11 -  ANTONIO LUIZ MARCHIONI
Padre Ticão, saúda a todos os que foram indicados para o prêmio e diz que este prêmio é da comunidade da Região Leste, na qual está há 30 anos, como instrumento de luta pela justiça, pela paz e pela vida. Formula o desejo de que nesta noite possa brilhar a luz, e saúda a vinda de Cristo, para que todos tenham vida e vida em abundância.
12 -  Presidente BRUNO COVAS
Anuncia ato transreligioso, pelo Conpaz, através do xamã Cyro Leão, conselheiro do Conpaz pela URI.
13 -  JOSÉ CÂNDIDO
Assume a Presidência. Anuncia apresentação cultural do Grupo Abaçaí, Cultura e Arte de Batuque de Domínio Público das cidades de Tietê, Piracicaba e Capivari. Fala das dificuldades de escolha entre os indicados ao Prêmio Santos Dias de Direitos Humanos e da homenagem ao Padre Ticão. Agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp