20/10/2008 - 48a Solene

COMEMORAÇÃO AOS "150 ANOS DO COLÉGIO MARISTA ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 05/11/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : BARROS MUNHOZ
1 -  BARROS MUNHOZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, a requerimento do Deputado Barros Munhoz, na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os "150 Anos do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo". Convida o público presente a ouvir, de pé, a execução do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre o Colégio Arquidiocesano.
3 -  CÉSAR AUGUSTO PASCALE RAGO
Presidente da Associação dos ex-Alunos do Colégio Arquidiocesano, afirma que a instituição deixa marca indescritível e indelével na memória de seus alunos. Presta homenagem aos pais, irmãos e professores.
4 -  JOAQUIM PANINI
Ex-diretor e responsável pelas comemorações do Sesquicentenário do Colégio Arquidiocesano, informa que o Arquidiocesano foi fundado por religiosos franceses maristas, em 1858, e funcionou em regime de internato por 110 anos, depois externato. Agradece a confiança da população no ensino oferecido. Destaca personalidades que passaram pela instituição. Lembra que a unidade da Vila Mariana foi construída pelo engenheiro Álvaro Salles Oliveira, em plena crise de 1929. Recorda períodos difíceis enfrentados pela instituição. Destaca a tradição, a solidez e a excelência do ensino oferecido.
5 -  SAID MOURAD
Deputado Estadual, elogia o Deputado Barros Munhoz pela iniciativa. Recorda a sua passagem pelo Colégio Arquidiocesano. Faz louvação aos professores e alunos. Tece considerações sobre a votação aberta, registrada no painel eletrônico desta Casa. Cita projeto de lei de sua autoria para o ensinamento de educação política na rede pública.
6 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Anuncia a apresentação de trechos de peça teatral.
7 -  FELIPE PACHECO
Relata sua experiência como ex-aluno do Colégio Arquidiocesano.
8 -  BENÊ OLIVEIRA
Diretor-Geral do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, louva os princípios bíblicos e os ensinamentos de Champagnat, estes adotados pela instituição há cem anos. Enaltece a valorização da ciência, da cultura, da fé e da ética, visando a realização estudantil e profissional de seus educandos.
9 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Presta homenagem aos Irmãos Joaquim Panini e Davide Pedri, com a entrega de placas alusivas à efeméride. Dá conhecimento de saudação, feita pelo Secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, em visita a este Legislativo, egresso do Arquidiocesano. Recorda a sua condição de aluno do internato. Lembra a importância do Colégio Arquidiocesano para o Estado de São Paulo. Ressalta a formação humanística, cívica, cultural e a visão política, oferecida pela instituição. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp