17/10/2008 - 47a Solene

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 04/11/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : WALDIR AGNELLO
1 -  WALDIR AGNELLO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, por solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear os "100 anos da imigração do povo japonês da Província de Kumamoto e os 50 anos de fundação da Associação Kumamoto Kenjin do Brasil". Convida o público presente a ouvir, de pé, os Hino Nacionais do Japão e do Brasil, sob a regência do Maestro Maurílio Moreira da Silva.
2 -  WALTER IHOSHI
Deputado Federal, agradece ao Deputado Waldir Agnello pela homenagem à Província de Kumamoto, saúda as autoridades presentes e parabeniza o presidente da Associação Kumamoto Kenjin do Brasil, Senhor Satio Oyamada. Diz da honra de estar nesta Casa Legislativa e agradece à Comunidade de Kumamoto pela preservação da cultura japonesa e dos princípios ensinados há milhares de anos pelos seus ancestrais. Fala da recepção que teve, no Japão, pela Associação Kumamoto.
3 -  Presidente WALDIR AGNELLO
Pede que seja observado um minuto de silêncio, de pé, em memória dos pioneiros e associados falecidos.
4 -  SATIO OYAMADA
Presidente da Associação Kumamoto Kenjin do Brasil, agradece ao Senhor Deputado Waldir Agnello e à sua equipe, que tornaram possível a realização deste evento, nesta Casa. Fala da história da saga dos imigrantes japoneses no Brasil e agradece a presença de todos.
5 -  IKUO KABASHIMA
Governador da Província de Kumamoto, saúda as autoridades presentes e parabeniza a Associação Kumamoto, pelos 50 anos de fundação. Agradece ao Governo Brasileiro por receber os imigrantes japoneses e lembra a saga dos pioneiros. Diz que não é freqüente, mesmo em Kumamoto, a presença tantas pessoas, aos quais deseja saúde e sucesso.
6 -  FUMIO KODAMA
Representante do Presidente da Assembléia Legislativa da Província de Kumamoto, Senhor Torami Murakami, saúda as autoridades presentes e congratula-se com os 100 anos da imigração do povo japonês. Diz que os imigrantes atualmente têm uma enorme credibilidade, desde que se enraizaram neste País. Deseja que possam estreitar cada vez mais os laços de amizade.
7 -  SEISHI KOYAMA
Prefeito da Cidade de Kumamoto, manifesta seu agradecimento e alegria em poder participar desta solenidade. Lembra que, numa longa travessia, muitos japoneses emigraram para o Brasil, enfrentaram sérias dificuldades e conseguiram registrar, neste País, feitos notáveis. Recorda o dia de 18 de junho, instituído pelo Governo Brasileiro, como o Dia da Imigração Japonesa. Manifesta o seu respeito aos pioneiros.
8 -  HIROMU USHIJIMA
Presidente da Câmara Municipal de Kumamoto, lembra que, neste ano, o Brasil comemora a chegada do navio Kasato Maru e agradece o acolhimento do Governo e do povo brasileiro. Deseja prosperidade à Associação Kumamoto Kenjin do Brasil.
9 -  Presidente WALDIR AGNELLO
Informa que a sessão solene está sendo transmitida em tempo real pela TV Web e agradece à equipe da TV Assembléia pelo empenho na publicidade dos eventos desta Casa.
10 -  TAKESHI KAKIYAMA
Representante do Presidente da Associação Nippaku Kyokai, Senhor Tomio Kobori, expressa as suas congratulações pela preservação do cenário da imigração japonesa no Brasil. Relata ter visitado Kumamoto, no ano passado, junto com a comitiva brasileira. Diz da honra e da alegria de participar deste evento. Lembra que é a nona vez que o grupo formado pela Associação Nippaku vem ao Brasil e espera que as relações Brasil - Japão acompanhem o desenvolvimento do Brasil.
11 -  Presidente WALDIR AGNELLO
Diz que esta é uma das sessões solenes mais prestigiadas que se realizaram nesta Casa.
12 -  MASUO NISHIBAYASHI
Cônsul-geral do Japão na Cidade de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Diz que a história da imigração japonesa de Kumamoto para o Brasil remonta a 1808, quando vieram 19 famílias. Lembra que a Associação Kumamoto Kenjin do Brasil tem como princípio, a amizade entre os seus associados. Homenageia o presidente Satio Oyamada e seus antecessores. Diz que as iniciativas dos membros dessa Associação contribuíram para relações amistosas entre os dois países. Deseja prosperidade à Associação Kumamoto Kenjin do Brasil.
13 -  AKEO YOGUI
Presidente das Associações de Províncias Japonesas no Brasil (Kenren), congratula-se com esse dia, que considerou importante para todos. Parabeniza a diretoria da Associação Kumamoto Kenjin do Brasil e seus associados. Diz que veio na delegação de 132 pessoas, liderada pelo Governador da Província de Kumamoto, Senhor Ikuo Kabashima. Lembra que a participação de todos os elementos e personalidades reforça a importância e o reconhecimento do trabalho dos imigrantes da Província de Kumamoto. Fala do sofrimento dos pioneiros para vencer na nova terra. Manifesta o seu agradecimento à Associação Kumamoto Kenjin do Brasil pela contribuição de 50 anos.
14 -  JOOJI HATO
Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, saúda o Presidente da Associação Kumamoto Kenjin do Brasil, Senhor Satio Oyamada, e as autoridades presentes. Agradece ao Deputado Waldir Agnello, que prestigia a comunidade nipo-brasileira. Diz que os imigrantes trouxeram um sonho de prosperidade em sua nova terra e que o Brasil é o País que possui maior população de japoneses fora do Japão. Manifesta o desejo de que o intercâmbio entre o Brasil e o Japão se fortaleça cada vez mais.
15 -  Presidente WALDIR AGNELLO
Procede à leitura de mensagens recebidas de congratulaçõe. Anuncia a entrega de presentes e diplomas às autoridades.
16 -  WILLIAM WOO
Deputado Federal, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza o presidente da Associação Kumamoto Kenjin do Brasil e Vereador Jooji Hato. Diz de sua alegria em participar desta solenidade na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que é a Casa do Povo.
17 -  Presidente WALDIR AGNELLO
Anuncia a entrega de diplomas de reconhecimento e agradecimento aos homenageados. Anuncia show de instrumentos tradicionais do Japão. Cumprimenta as autoridades da Província de Kumamoto. Diz que a presença deles, nesta solenidade, "transcende o valor diplomático e é algo que não pode ser comprado ou traduzido em algum objeto de arte" e se refere à homenagem oferecida aos imigrantes japoneses, que souberam vencer os obstáculos que a vida em uma terra estranha lhes impôs. Lembra que os homenageados desta noite deixaram a importante lição de perseverança na construção de amizades duradouras e de união entre os povos. Agradece a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp