06/10/2008 - 45a Solene

HOMENAGEM AOS "PROFISSIONAIS DE SECRETARIADO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 17/10/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : SIMÃO PEDRO
1 -  SIMÃO PEDRO
Assume a Presidência e abre a sessão. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, por solicitação do Deputado Simão Pedro, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de homenagear os "Profissionais de Secretariado". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  JOÃO BARBOSA
Deputado Estadual, cumprimenta as autoridades presentes e o Deputado Simão Pedro pela iniciativa desta sessão solene. Refere-se ao papel da mulher na sociedade, parabenizando-as. Lembra as pessoas que trabalham em seu gabinete e que desempenham as funções de secretária, sempre prontas a servir. Pede a Deus que abençoe a todas as secretárias.
3 -  ISABEL CRISTINA BAPTISTA
Presidente do Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo, agradece ao Sr. Presidente, a todas as estudantes e docentes de Secretariado de diversas faculdades do Estado e aos patrocinadores do evento. Defende a criação do Conselho de Secretariado, lembrando que mudanças decorrentes do avanço tecnológico e do processo de globalização reforçam a necessidade de definir um novo profissional, adaptado às novas realizações. Diz que o Conselho de Secretariado é necessário para organizar o trabalho dessa categoria e fiscalizar o exercício da profissão de acordo com o código de ética. Lembra que é preciso circunscrever a identidade do profissional de secretariado no meio em que atua.
4 -  JOSÉ AUGUSTO DA SILVA FILHO
Primeiro Secretário da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, CNTC, cumprimenta as autoridades presentes e, em nome da diretoria da CNTC, deixa o seu fraternal abraço e votos de solidariedade, colocando-se à disposição, em Brasília. Diz que os deputados federais são solidários a essa causa da criação do Conselho de Secretariado e apela que dêem atenção especial às secretárias do Brasil, proporcionando a elas liberdade e autonomia e um Conselho que regulamente a profissão.
5 -  STELA PUDO BASIUK
Vice-presidente executiva da Federação Nacional das Secretárias e Secretários, cumprimenta as autoridades presentes. Diz que a criação do Conselho de Secretariado tem sido difícil, mas que, a cada dia, fica mais perto de sua realização, porque a categoria está mais unida. Lembra que não se pode desanimar em nenhum momento.
6 -  MARIA BERNADETE LIRA LIEUTHIER
Presidente da Federação Nacional das Secretárias e Secretários, cumprimenta os presentes. Discorre sobre o projeto da criação do Conselho de Secretariado. Diz que, para avançar na consecução desse objetivo, é necessário o apoio dos deputados.
7 -  VICENTE PAULO DA SILVA
Deputado Federal, saúda o Deputado Simão Pedro e se declara apoiador dessa causa e dessa luta. Afirma que luta contra qualquer tipo de discriminação. Cumprimenta os presentes. Diz que a categoria tem desenvolvido uma luta que emociona e que o esforço vai valer à pena. Afirma que está convencido da criação do Conselho Federal de Secretariado para definir direitos e deveres, lutar contra o assédio moral e sexual e contra a terceirização.
8 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Fala de sua satisfação em se considerar amigo dessa categoria. Lembra que, embora não possa legislar sobre o assunto, pode abrir portas. Manifesta a sua admiração pela luta das dirigentes sindicais, que representam as secretárias e secretários, em todo o Brasil, e ressalta a importância dessa profissão. Considera justa a luta pela criação do Conselho Federal de Secretariado, afirmando que todo esse esforço irá se transformar em uma conquista.
9 -  MARIA BERNADETE LIRA LIEUTHIER
Presidente da Federação Nacional das Secretárias e Secretários, lê mensagem do Sr. Presidente da República, por ocasião do dia nacional do profissional de secretariado.
10 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Agradece a todos. Encerra a sessão.
alesp