25/08/2008 - 38a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA COMUNIDADE ALEMÃ"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 06/09/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : ROBERTO ENGLER
1 -  ROBERTO ENGLER
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, por solicitação do Deputado Roberto Engler, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de homenagear o "Dia da Comunidade Alemã". Convida o público presente a ouvir, de pé, os hinos nacionais alemão e brasileiro, executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
2 -  Presidente ROBERTO ENGLER
Expressa o sentimento de confraternização entre a Alemanha e o Brasil.
3 -  STEFAN VON GALEN
Presidente da Associação Escolar Benjamin Constant, cumprimenta as autoridades presentes. Lembra a importância de se comemorar anualmente o Dia da Comunidade Alemã. Anuncia que a comunidade alemã está preparando uma grande festa comemorativa para o próximo ano, quando serão comemorados os 185 anos da primeira imigração. Solicita o apoio dos deputados para a aprovação do Projeto de lei nº 196, de 2004, que institui a data de 25 de julho como o "Dia da Comunidade Alemã" no Estado de São Paulo.
4 -  ÚRSULA DORMIEN
Presidente da Corporação Alemã de São Paulo, agradece, em nome das entidades de língua alemã de São Paulo, ao Deputado Roberto Engler e à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a homenagem prestada aos descendentes dos países de língua alemã. Parabeniza os colégios e as instituições que se empenham em ensinar a cultura e as tradições do país de origem dos imigrantes. Afirma que a língua alemã deve ser preservada. Lembra a importância do domínio de um segundo idioma, para prosperar em diversas áreas, aprofundar os laços de amizade e contribuir para o progresso do Brasil.
5 -  HERMANN WEVER
Presidente do Conselho Deliberativo da Siemens, lembra o dia 25 de julho de 1824, que simboliza o início da imigração dos povos de língua alemã, no Brasil, e a formação da Colônia de São Leopoldo. Faz um histórico do relacionamento dos alemães com o Brasil. Comenta que durante o período colonial o Brasil ficou isolado, mas a vinda da família real e o casamento de D. Pedro I com a arquiduquesa Leopoldina marcaram as relações entre os povos de língua alemã e o Brasil. Cita as principais contribuições dos imigrantes alemães para a indústria brasileira. Lembra que as imigrações ficaram prejudicadas por ocasião da primeira e da segunda guerra mundial.
6 -  HEINZ PETER BEHR
Cônsul Geral da República Federativa da Alemanha, manifesta a honra de poder estar presente às festividades que comemoram a origem da imigração alemã. Diz do orgulho de fazer parte da história de um número tão grande de brasileiros. Lembra que hoje era o dia para lembrar as conquistas dos imigrantes alemães e que todos os que festejam esse dia realizaram muitas coisas. Parabeniza a todos por essa festa e faz votos para que o elo com a Alemanha continue existindo.
7 -  Presidente ROBERTO ENGLER
Cumprimenta as autoridades presentes e manifesta a satisfação de comemorar o "Dia da Comunidade Alemã". Cita versos de Goethe. Ressalta a importância dos alemães na construção do Brasil, lembrando Hans Staden, autor de um dos principais textos da literatura quinhentista. Diz que a característica principal dos alemães, o empreendorismo, contribuiu para o desenvolvimento do nosso País. Agradece a todos. Encerra a sessão.
alesp