08/08/2008 - 34a Solene

HOMENAGEM AO "DIA ESTADUAL DE BALONISMO BARTHOLOMEU DE GUSMÃO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/08/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : BRUNO COVAS
1 -  BRUNO COVAS
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, a requerimento do Deputado Bruno Covas, com a finalidade de comemorar o "Dia Estadual de Balonismo Bartholomeu de Gusmão". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  LAURET GODOY
Coordenadora da Comissão "300 Anos do Balão", faz histórico sobre os propósitos da referida comissão. Agradece às várias pessoas envolvidas no projeto.
3 -  Presidente BRUNO COVAS
Descerra o logotipo dos "300 Anos do Balão", criado por Igor de Loyola, da Abrarta - Associação Brasileira de Artistas em Arte Aeroespacial.
4 -  MARCOS MENDONÇA
Ex-Deputado a esta Assembléia e ex-Secretário de Estado da Cultura, autor da lei que instituiu a efeméride, faz referências à abertura dos jogos olímpicos, em Pequim, ocorrida hoje. Recorda as invenções chinesas. Enaltece a importância de serem valorizadas as invenções e seus criadores.
5 -  PAULO FLÁVIO DA SILVA
Coronel Capelão do 4º Comando Aéreo Regional, faz histórico sobre o padre Bartholomeu de Gusmão, cujos inventos foram demonstrados à corte portuguesa, em Lisboa. Lembra iniciativas como a canalização de mosteiro. Enaltece que o religioso fora designado diplomata em Roma. Informa que seus restos mortais repousam na Catedral da Sé, em São Paulo.
6 -  MARA REGINA SAHID PEDROZA VIDAL
Professora da Escola Municipal Bartholomeu de Gusmão, de São Paulo, anuncia homenagem de estudante ao Senhor Marcos Mendonça.
7 -  REGINA CÉLIA
Vice-diretora da Escola Estadual Padre Bartholomeu de Gusmão, de Santos, anuncia homenagem de estudante ao Deputado Bruno Covas, agraciado como membro honorário da Comissão "300 Anos do Balão".
8 -  ILDEU DE CASTRO MOREIRA
Diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia, destaca a importância da participação dos jovens no estudo e experiências físicas. Ressalta o desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Dá conhecimento de vários eventos científicos que transcorrerão no ano de 2009. Fala da abertura de edital nacional sobre astronomia.
9 -  MARCOS VILLARES
Diretor-executivo do Instituto Cultural Santos Dumont, e sobrinho-bisneto de Alberto Santos Dumont, discorre sobre a conquista do ar, como um dos anseios da Humanidade. Cita referências a Gusmão, feitas nos últimos escritos de Santos Dumont.
10 -  Presidente BRUNO COVAS
Agradece a homenagem recebida. Recorda personalidades nascidas na cidade de Santos, como Bartholomeu de Gusmão. Enaltece a importância do resgate histórico do homenageado, especialmente para os jovens estudantes. Anuncia a inauguração do "site" 300 Anos do Balão. Presta homenagem, com a entrega de flores, à Senhora Yeda Villas Boas. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp