09/06/2008 - 78ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/06/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : JOÃO BARBOSA / JOSÉ BITTENCOURT

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOSÉ BITTENCOURT
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JOÃO BARBOSA
Comenta a violência dentro e fora dos estádios de futebol. Cita caso ocorrido em Recife. Questiona o tratamento da mídia em relação à polícia.
3 -  OLÍMPIO GOMES
Informa a inauguração de módulo de odontologia em entidade da Polícia Militar, na cidade de Sorocaba. Relata as dificuldades dos policiais aposentados e pensionistas. Fala de escultura que recebera. Cobra investimentos para a polícia. Informa que aguarda projeto do Executivo de reajuste salarial para a categoria.
4 -  JOÃO BARBOSA
Assume a Presidência.
5 -  SIMÃO PEDRO
Tece considerações sobre os laudos do IPT sobre os acidentes na Linha 4 do Metrô, divulgados pelo Ministério Público nesse fim de semana. Comunica as conclusões de desconformidade em relação à obra original, a pressa e a mudança no sentido de escavação, que coincidem com laudo da bancada do PT.
6 -  CONTE LOPES
Dá continuidade à sua fala sobre a impunidade dos atos de violência nos estádios de futebol. Cita sua luta em defesa da polícia. Fala de agressão de "skinheads" a policial militar na rua Augusta. Relata caso de extorsão sofrida por família de juiz. Elogia o trabalho da polícia, mesmo diante das adversidades que enfrenta.
7 -  OLÍMPIO GOMES
Manifesta o seu apoio ao PLC nº 26/08, da Deputada Dárcy Vera, que trata da redistribuição de cargos na Polícia Militar. Informa que a medida não gera aumento de despesas. Cobra do Executivo projeto que trata do Estatuto da Polícia Militar.
8 -  MARCOS MARTINS
Relata sua participação na abertura da conferência internacional sobre mesotelioma, realizada no hotel Jaraguá. Informa que a doença é decorrente do uso do amianto. Lê e comenta texto sobre o assunto.
9 -  OLÍMPIO GOMES
Comenta a agressão a policial na rua Augusta e ataques a equipe da TV Câmara, que fazia matéria sobre o comércio irregular no bairro do Pari. Informa que os marginais agem ao constatar a fragilidade por parte do estado. Faz apelo às três esferas do poder.
10 -  CONTE LOPES
Cita reportagem da TV Record sobre as milícias cariocas. Faz distinção entre a polícia de São Paulo e a de outros estados. Ressalta a necessidade de valorização da polícia. Questiona a limitação na concessão de benefícios à categoria, como o adicional de local de exercício. Argumenta que os policiais são obrigados a permanecer em trabalho após completarem o tempo para a aposentadoria, para não perderem benefícios.
11 -  OLÍMPIO GOMES
Discorre sobre as denúncias de desvio de verbas relativas aos contratos do Metrô com a Alstom. Cita denúncia contra Robson Marinho, que teria comprado uma ilha. Afirma a dificuldade em convocar autoridades do governo para prestar esclarecimentos sobre o caso Alstom. Recorda as irregularidades encontradas nas Ciretrans. Informa que secretário de estado deixou de cumprir pedido de exoneração feito pelo governador.
12 -  MARCOS MARTINS
Pelo Art. 82, solicita ao governo que tome providências no sentido de fazer valer a lei contra o uso do amianto, conforme decisão do STF. Informa que tais casos devem ser levados ao conhecimento do SUS. Comunica a morte de diretores de entidade vítimas do produto. Lê e comenta texto da "Folha de S. Paulo".
13 -  MARCOS MARTINS
Requer o levantamento da sessão, com o assentimento das Lideranças.
14 -  Presidente JOÃO BARBOSA
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 10, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp