16/05/2008 - 65ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 30/05/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : CELINO CARDOSO / ADRIANO DIOGO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  ADRIANO DIOGO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  RUI FALCÃO
Afirma que a educação do Estado de São Paulo vai de mal a pior. Comenta que, segundo o índice de desenvolvimento da educação, as escolas paulistas só vão atingir um patamar razoável em 2030. Diz da necessidade de mudanças na política educacional do Estado.
3 -  CELINO CARDOSO
Assume a Presidência.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Denuncia que as APMs das escolas estaduais foram obrigadas a contratar funcionários do quadro de apoio por orientação da Secretaria de Educação. Exige providências do Governo do Estado e da Secretaria de Educação.
5 -  ADRIANO DIOGO
Informa que a imprensa resolveu divulgar o caso Alstom e a ligação com os tucanos de São Paulo. Comunica o cancelamento da visita, a esta Casa, do diretor de perfuração da Petrobrás.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Discorre sobre a falta de recursos das APMs das escolas estaduais, que contrataram funcionários para o quadro de apoio. Lembra que o Governo do Estado fez concurso em caráter provisório, por um ano, e que depois pretende terceirizar os serviços de limpeza e merenda das escolas.Comenta a entrevista da Secretária Estadual de Educação ao jornal "Diário de S.Paulo", de que, segundo avaliação do Idesp a meta das escolas paulistas só será atingida em 2030.
7 -  OLÍMPIO GOMES
Anuncia que foi publicada no "Diário Oficial do Executivo", a lei complementar 1045, sancionada em 15/05/08, que estende o adicional de localidade de exercício aos policiais feridos e às famílias dos policiais mortos em serviço. Lembra que essa lei só entra em vigor a partir da data de sua publicação e assim, três famílias de policiais mortos vão perder 40% no salário.
8 -  ADRIANO DIOGO
Comenta que a saída da Ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, foi um desastre para o Brasil. Lembra que a Ministra tentou defender a Floresta Amazônica, mas enfrentou as forças reacionárias de exploração do meio ambiente.
9 -  CARLOS GIANNAZI
Comenta notícias publicadas nos jornais sobre os resultados do Idesp - Índice de Desenvolvimento da Educação no Estado de São Paulo. Fala que a reforma curricular proposta pela Secretária de Educação, não foi discutida com os professores. Lamenta que nada foi feito pelo Governo do Estado em relação ao aumento de orçamento para a educação estadual.
10 -  OLÍMPIO GOMES
Refere-se a notícia de que repórter de afiliada da Rede Globo ter sofrido um atentado em Mogi das Cruzes, após ter feito reportagem sobre o envolvimento de policiais com a máfia de caça-níqueis. Lembra que é necessário que a Secretaria de Segurança Pública tome providências.
11 -  ADRIANO DIOGO
Pelo art. 82, preocupa-se com a investigação sobre o Metrô, que até hoje não foi encerrada. Pede explicações ao IPT sobre a queda de viaduto da obra do Fura-Fila na Vila Prudente. Fala sobre os motivos da saída da Ministra Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente.
12 -  ADRIANO DIOGO
Por acordo de lideranças, solicita o levantamento dos trabalhos.
13 -  Presidente CELINO CARDOSO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados pra a sessão ordinária de 19/05, à hora regimental, sem ordem do dia. Levanta a sessão.
alesp