12/05/2008 - 19a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA ESTADUAL DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/05/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : ANALICE FERNANDES
1 -  ANALICE FERNANDES
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que a sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, a requerimento desta Deputada, para comemorar o "Dia Estadual de Combate ao Câncer de Mama". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Apresenta dados sobre a doença. Pleiteia mobilização geral da sociedade no sentido da detecção precoce da doença. Saúda as entidades e os voluntários que se dedicam a essa causa, como a Unaccam. Recorda o seu trabalho como enfermeira. Cumprimenta o governo do estado pela inauguração do maior centro oncológico da América Latina.
2 -  BRUNO COVAS
Deputado estadual, saúda os presentes. Elogia a iniciativa desta sessão solene na passagem do "Dia da Enfermagem". Relata o trabalho das instituições voltadas para o combate ao câncer. Dá conhecimento de representações da cidade de Santos.
3 -  Presidente ANALICE FERNANDES
Anuncia número musical.
4 -  MARIA DO CARMO CHECCIA FERNANDES PEREIRA
Presidente da Unaccam, enaltece a mobilização de entidades na busca por resultados positivos. Fala da realização e do êxito dos mutirões de mamografia. Pede o cumprimento de lei de prevenção do câncer de mama, com exames clínicos. Pede um minuto de silêncio em memória das vítimas da doença.
5 -  IVO CARELLI
Presidente da Associação Brasileira de Mastologia, destaca a necessidade de campanhas de prevenção, especialmente voltadas para as mulheres com mais de 40 anos. Recorda as pacientes de risco. Lamenta a demora na realização de exames e tratamentos. Comunica a falta de recursos em várias cidades.
6 -  CARLOS RUIZ
Diretor Científico da Unaccam e do Hospital Vila Nova Cachoeirinha, ressalta o âmbito político da questão. Lembra o esforço das mulheres no combate à doença. Afirma que tem o sonho de que não seja preciso usar o hospital oncológico, recém-inaugurado. Cita as dificuldades para a obtenção de informações corretas sobre a doença e atendimento. Discorre sobre os benefícios obtidos com mudanças nos hábitos de vida. Dá conhecimento de pesquisa sobre a necessidade das pacientes estarem cercadas de fé e de amor.
7 -  Presidente ANALICE FERNANDES
Procede à entrega de Certificados às alunas do curso de capacitação em câncer de mama. Anuncia as novas alunas do curso da Unaccam. Anuncia número musical.
8 -  GILZE MARIA COSTA FRANCISCO
Presidente do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, cumprimenta os presentes. Faz reflexão sobre o trabalho do voluntariado, no princípio maior de preocupação com a saúde do semelhante. Informa sobre campanha que está ocorrendo em Santos, para detecção precoce do câncer de mama. Apela ao Executivo no sentido de rever as leis de incentivos fiscais relativas à doença. Entrega prêmio de responsabilidade social a empresas que apóiam o Instituto Neo Mama.
9 -  Presidente ANALICE FERNANDES
Presta homenagem, em nome da Unaccam, a entidades que colaboram no combate ao câncer de mama. Anuncia número musical. Reproduz versículo bíblico.
10 -  MARIA DO CARMO CHECCIA FERNANDES PEREIRA
Presidente da Unaccam, lê poesia sobre o abraço.
11 -  Presidente ANALICE FERNANDES
Agradece a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp