29/02/2008 - 3a Solene

HOMENAGEM AO "MÁRTIR RAFIK HARIRI, PRIMEIRO-MINISTRO DO LÍBANO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/03/2008:

Resumo da Sessão
Presidência : SIMÃO PEDRO
1 -  SIMÃO PEDRO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de "Homenagear o Mártir Rafik al Hariri, Primeiro-Ministro do Líbano". Convida todos para, de pé, ouvirem os Hinos nacionais do Líbano e Brasileiro, executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
2 -  HOUSSAM AL BOUSTANI
Procede à leitura de trechos do Alcorão.
3 -  SAID MOURAD
Deputado Estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Comenta audiência que teve com a Consulesa dos Estados Unidos, que esteve no Brasil para analisar o propósito do seu trabalho como parlamentar.
4 -  LUIZ MARINHO
Ministro de Estado da Previdência Social, representando o Presidente da República, saúda os presentes. Parabeniza o Deputado Simão Pedro pela iniciativa de homenagear o mártir Rafik Hariri e toda comunidade libanesa. Afirma que a comunidade libanesa ajudou, ajuda e ajudará no desenvolvimento do nosso País.
5 -  ALFREDO COTAIT
Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, representando o Sr. Prefeito, saúda o Presidente da Assembléia, em nome do Deputado Simão Pedro, que preside esta sessão, bem como as autoridades presentes. Ao citar Rafik Hariri, lembra de suas mensagens de otimismo, desenvolvimento, liderança e vontade de que o Brasil e o Líbano estivessem cada vez mais próximos. Fala da aproximação entre o Presidente Lula e o ex-Primeiro-Ministro Rafik Hariri, facilitando a retirada dos brasileiros do Líbano.
6 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado Federal e representante da Câmara dos Deputados, cumprimenta os presentes. Comenta ocasião em que conheceu Rafik Hariri, em visita ao Brasil. Fala do trabalho de recuperação do Líbano feito por Hariri, que foi acompanhado pelo mundo todo.
7 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Anuncia a exibição de vídeo sobre Rafik Hariri e o Líbano.
8 -  JOSEPH SAYAH
Cônsul-Geral do Líbano e Decano do Corpo Consular em São Paulo, agradece pelo acolhimento deste evento. Comenta como foi a passagem do terceiro aniversário da morte de Rafik Hariri no Líbano.
9 -  SUHEIL YAMOUT
Presidente do Instituto Futuro, saúda as autoridades presentes. Discorre sobre a luta do povo libanês pela independência, soberania e liberdade do país. Agradece ao povo brasileiro pela atenção com os problemas do povo libanês.
10 -  GEORGE BKASSINI
Agradece ao convite para participar desta sessão solene. Lembra Rafik Hariri como uma pessoa aberta e moderada, uma ponte entre o Oriente e o Ocidente. Afirma que aqueles que assassinaram Rafik Hariri são os mesmos que ordenaram o fechamento do parlamento e impediram a eleição do presidente da república do Líbano. Conclama os libaneses a priorizarem o seu país, para preservar a existência e o significado do Líbano.
11 -  MOHAMED AL KADRI
Representando a Associação Islâmica de São Paulo, cumprimenta os presentes. Afirma que, após a morte de Rafik Hariri, abraçou duas causas: acabar com as diferenças entre as religiões no Líbano e buscar a democratização e o resgate da identidade do povo libanês.
12 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Fala de sua honra em prestar pela segunda vez esta homenagem a Rafik Hariri. Comenta a amizade entre o homenageado e o Presidente Lula, bem como o programa do governo federal de estabelecer relações diplomáticas e comerciais com vários países. Afirma que o PT respeita a autonomia dos povos e dos países. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp