01/06/2007 - 10a Solene

COMEMORAÇÃO AOS "70 ANOS DO SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 16/06/2007:

Resumo da Sessão
Presidência : RUI FALCÃO / SIMÃO PEDRO
1 -  SIMÃO PEDRO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido dos Deputados Simão Pedro e Rui Falcão, com a finalidade de comemorar os "70 Anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo". Convida a todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional. Lê mensagens dedicadas à solenidade encaminhadas pelos Deputados Marcos Martins, Lelis Trajano e Estevam Galvão e do Vereador à Câmara Municipal de São Paulo Francisco Macena.
2 -  JOSÉ PAULO KUPFER
Economista e jornalista da TV Gazeta, fala que a vocação principal do sindicato, ora homenageado, é que além da defesa dos interesses corporativos dos jornalistas é ser um defensor dos direitos humanos e da democracia do nosso país.
3 -  JOAQUIM PALHARES
Jornalista e diretor da Carta Maior, discorre sobre o movimento estudantil da década de 60 e o que hoje acontece na Universidade de São Paulo. Comenta a situação da imprensa na Venezuela.
4 -  FREDERICO BARBOSA GHEDINI
Vice-Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, parabeniza esta Casa pela homenagem ao Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Diz que homenagear a história dos jornalistas é reafirmar a luta da entidade pela democracia.
5 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Discorre sobre a atuação do Sindicato dos Jornalistas na defesa da democracia, como também na história recente do país.
6 -  RUI FALCÃO
Assume a Presidência.
7 -  JOSÉ AMÉRICO DIAS
Jornalista e Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, tece comentários sobre a história do Sindicato dos Jornalistas, e que este se confunde com a luta pela democracia no Brasil e com a liberdade de imprensa.
8 -  Presidente RUI FALCÃO
Presta homenagem à Eduardo Sucupira, o jornalista mais antigo do sindicato.
9 -  EDUARDO SUCUPIRA
Agradece a homenagem. Fala de sua vida profissional com atuação em vários jornais do país.
10 -  JOSÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA CAMARGO
Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, relata a história da imprensa no Brasil desde 1808. Fala que nestes 70 anos de existência do Sindicato dos Jornalistas, pouco mais que um terço da história da imprensa foi construída.
11 -  SIMÃO PEDRO
Assume a Presidência.
12 -  RUI FALCÃO
DeputadoEstadual, fala sobre a participação do sindicato nas questões profissionais. Ressalta a necessidade de conhecimento dos documentos relativos ao período da ditadura militar e o julgamento daqueles que praticaram crimes contra a humanidade.
13 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp