14/05/2007 - 6a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA ESTADUAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA" E FORMATURA DO CURSO DE VOLUNTÁRIOS DE MASTOLOGIA DA UNIÃO DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/05/2007:

Resumo da Sessão
Presidência : ANALICE FERNANDES
1 -  ANALICE FERNANDES
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido da Deputada ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia Estadual de Prevenção do Câncer de Mama" e pela formatura do Curso de Voluntários de Mastologia da União de Combate ao Câncer de Mama. Convida a todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional. Agradece ao Governador José Serra e ao Secretário da Saúde por disponibilizar neste ano, em 300 clínicas e hospitais do Estado no dia 19/5, o mutirão da mamografia. Anuncia a execução de número musical.
2 -  CARLOS RUIZ
Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia de São Paulo, lamenta as dificuldades de acesso que as mulheres têm aos exames básicos, que levam a detecção tardia da doença e a óbitos evitáveis.
3 -  GLADIS ARANIBAL
Médica mastologista, fala sobre a importância do auto-exame, que deve ser feito mensalmente pelas mulheres.
4 -  Presidente ANALICE FERNANDES
Conduz a entrega dos certificados aos Voluntários de Mastologia da União de Combate ao Câncer de Mama.
5 -  NISE HITOMI YAMAGUCHI
Presidente da Sociedade Brasileira de Cuidados Paliativos, agradece a iniciativa da homenagem e aos presentes. Parabeniza os voluntários que receberam seus certificados hoje, e fala da importância do trabalho voluntário. Defende a criação de central de regulação para o câncer de mama para agilizar o atendimento.
6 -  WALDIR AGNELLO
Deputado estadual pelo PTB, saúda a iniciativa desta homenagem. Narra a luta de sua esposa contra o câncer de mama. Agradece o trabalho dos voluntários nos hospitais.
7 -  ERMANTINA RAMOS
Conhecida como "Tininha", Presidente da Unaccan, União Nacional de Combate ao Câncer, homenageia o trabalho dos voluntários, e fala da importância dos cursos de formação.
8 -  Presidente ANALICE FERNANDES
Conduz a entrega de homenagens.
9 -  GILZE MARIA COSTA FRANCISCO
Presidente do Instituto Neomama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, lamenta a falta de acesso das pacientes do SUS à medicação adequada. Fala dos prêmios de responsabilidade social que foram entregues nesta solenidade.
10 -  LUIZ HENRIQUE GEBRIN
Diretor do Hospital Pérola Byington, representando o Secretário Estadual da Saúde, Dr. Luiz Roberto Barradas, fala do acolhimento às doentes de câncer de todo o país dado pela instituição que dirige, com a criação de um pronto-socorro de mamas. Defende o melhor treinamento dos médicos e enfermeiras em diagnósticos precoces.
11 -  Presidente ANALICE FERNANDES
Anuncia a execução de número musical. Pede ao Governador o cumprimento de promessa de campanha e comece a implantar no Estado o Centro de Atenção à Saúde da Mulher. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp