25/09/2006 - 35a Solene

HOMENAGEM AOS "40 ANOS DA UNICAMP"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 03/10/2006:

Resumo da Sessão
Presidência : RENATO SIMÕES
1 -  RENATO SIMÕES
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear os 40 anos da Unicamp. Suspende a sessão às 20h19min, para a exibição de vídeo institucional, reabrindo-a às 20h27min. Anuncia as autoridades presentes. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.
2 -  EDUARDO ROBERTO JUNQUEIRA GUIMARÃES
Professor, Presidente da Comissão dos 40 Anos da Unicamp, informa que no dia 05 de outubro serão comemorados os 40 anos da Universidade. Lembra o papel da Unicamp no desenvolvimento nacional e aborda a evolução da comunidade científica brasileira e a criação de organismos de fomento como a Capes e Fapesp.
3 -  MESTRE-DE-CERIMÔNIAS
Anuncia autoridades presentes e lê justificativas de ausências.
4 -  JOÃO RAIMUNDO DE SOUZA
Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp, fala do orgulho dos funcionários da Unicamp por sua participação nas atividades universitárias. Fala da origem da organização sindical naquela Universidade e de suas demandas.
5 -  Presidente RENATO SIMÕES
Anuncia a execução de números musicais.
6 -  ALEXANDRE BAQUERO LIMA
Estudante, representante da coordenação do Diretório Central dos Estudantes da Unicamp, fala da luta dos estudantes nesta Casa por mais verbas e mais democracia para as universidades públicas, revertendo o descaso que permanece nos últimos doze anos.
7 -  MAURO ANTONIO PIRES DIAS DA SILVA
Professor, Presidente da Adunicamp, traça paralelo entre a Unicamp e a Adunicamp, que completa 30 anos de existência. Fala sobre a luta da entidade por mais verbas e melhores salários e, principalmente, pela autonomia universitária.
8 -  Presidente RENATO SIMÕES
Anuncia a execução de números musicais.
9 -  FERNANDO FERREIRA COSTA
Coordenador Geral da Universidade, representando o Reitor Professor Doutor José Tadeu Jorge, comenta que, aos 40 anos, a Unicamp já adquiriu tradição e pode ombrear, em muitos aspectos, as universidades mais antigas do mundo, e destaca seus feitos.
10 -  Presidente RENATO SIMÕES
Fala sobre os preparativos e a importância desta sessão solene, e informa que haverá nesta Casa debates sobre a questão das universidades públicas, destacando o sobre a Lei de Inovações Tecnológicas. Convida a todos para a sessão solene do Conselho Universitário, convocada para a comemoração do 40º aniversário da Unicamp, a realizar-se dia 5 de outubro, às 15 horas, em Campinas. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp