04/08/2006 - 28a Solene

HOMENAGEM AO "DIA DA COMUNIDADE ALEMÃ"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/08/2006:

Resumo da Sessão
Presidência : ROMEU TUMA
1 -  ROMEU TUMA
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente efetivo da Assembléia Legislativa, a pedido do Deputado ora conduzindo os trabalhos, com a finalidade de homenagear o "Dia da Comunidade Alemã". Convida todos para, de pé, ouvirem a execução dos Hinos Nacionais Brasileiro e Alemão.
2 -  STEFAN GRAF VON GALEN
Representante da Comunidade Alemã no Conscre e Presidente da Associação Benjamin Constant, fala de sua satisfação em participar desta solenidade. Solicita um minuto de silêncio em memória de Ingo Renaux, por seu exemplo no engajamento, dedicação e amor pela conservação da cultura e tradição alemã, bem como por manter e aprimorar os laços entre o Brasil e a Alemanha. Discute o bom relacionamento entre os imigrantes de mais de 20 países moradores de São Paulo, independentemente da sua religião, cor, classe social, etc, bem como propagar as suas raízes, culturas e tradições.
3 -  RÜDIGER STUMP
Presidente do Clube Transatlântico, relata a história da imigração alemã no Brasil, iniciada nos primeiros anos do século XIX e a contribuição dos alemães na industrialização, cultura e educação do país, principalmente no Estado de São Paulo.
4 -  FRANZISKA POTEL
Consulesa para Assuntos Culturais do Consulado da República Federal da Alemanha, tece considerações sobre os alemães e seus descendentes que residem em São Paulo e da relação cultural e econômica entre o Brasil e a Alemanha.
5 -  Presidente ROMEU TUMA
Fala sobre os motivos que o levaram a propor o projeto de lei de criação do Dia da Comunidade Alemã, que se encontra em tramitação nesta Casa. Faz breve relato sobre a influência germânica na cultura e economia de São Paulo. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp