26/05/2006 - 19a Solene

COMEMORAÇÃO DA "SEMANA DE SOLIDARIEDADE AOS POVOS AFRICANOS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/06/2006:

Resumo da Sessão
Presidência : SEBASTIÃO ARCANJO
1 -  SEBASTIÃO ARCANJO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar a "Semana de Solidariedade aos Povos Africanos". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Faz homenagem aos policiais mortos recentemente em ataques criminosos. Justifica sua iniciativa de apresentar PL homenagem aos povos africanos, de modo aprofundar as relações entre Brasil e África e relembrar a herança cultural. Fala da fundação, em 1963, da Organização da Unidade Africana, que foi revista em 2001.
2 -  MARIA APARECIDA DE LAIA
Representante do Secretário Estadual de Cultura, João Batista Borges, informa que a Secretaria de Cultura tem feito várias atividades nas oficinas culturais de divulgação da herança africana, como cursos de história das culturas africanas, dos deuses africanos.
3 -  MÃE SILVIA DE OXALÁ
Axé Ilê Oba, ialorixá, fala da primeira diáspora da humanidade, há 250 mil anos atrás, quando a humanidade, oriunda da África, começou a se espalhar pelo mundo. Clama pelo ressarcimento dos 400 anos de escravidão.
4 -  BABALORIXÁ TATA TAWA
Sacerdote e sacerdote de candomblé da Nação de Angola, representante da Confederação das Tradições e Culturas Bantu no Brasil, lembra de que origem a humanidade é negra. Manifesta esperança de consolidação das religiões de matriz africana.
5 -  GILSON NUNES VITÓRIO
Também conhecido por Gilson Fala Negão, representando neste ato o Deputado Federal Vicentinho, fala das ações daquele parlamentar em prol dos africanos, citando o caso de cinco nigerianos que estão sob ameaça de deportação. Fala da importância das religiões africanas e do samba.
6 -  FÁBIO BORGES
Carnavalesco da Escola Rosas de Ouro, fala da elaboração do samba-enredo da escola em 2006, intitulado "A Diáspora Africana. Um Crime Contra a Raça Humana".
7 -  Presidente SEBASTIÃO ARCANJO
Anuncia a exibição de número musical. Conduz a entrega de homenagens.
8 -  FLÁVIO DE IANSÃ
Deplora a intolerância que há contra religiões de matriz africana.
9 -  MARIA HELENA
Embaixatriz do samba de São Paulo, fala sobre a emancipação da raça negra e do papel e da luta da mulher negra no séc. XXI.
10 -  Presidente SEBASTIÃO ARCANJO
Faz reflexão a respeito dos depoimentos dados nesta sessão. Fala da importância da Lei 10.639, a primeira lei sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que introduz o ensino da cultura africana nas escolas. Anuncia a exibição de números musicais. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp