26/02/1999 - 1a Solene do Período Adicional

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/03/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : NIVALDO SANTANA
1 -  NIVALDO SANTANA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades que compõem a Mesa. Anuncia que esta sessão foi convocada pela Presidência efetiva da Casa, por sua solicitação, com a finalidade de comemorar o 4º aniversário da Revolução Cubana. Convida a todos para de pé ouvirem os Hinos Nacionais de Cuba e do Brasil, executados pela Banda da Polícia Militar.
2 -  RENATO SIMÕES
Cumprimenta todos os presentes. Elogia a luta do povo cubano na continuidade da revolução e defende sua ideologia.
3 -  JAMIL MURAD
Cumprimenta as autoridades e todos os presentes. Faz um breve relato da história de Cuba, desde o libertador José Marti até a Revolução Cubana. Explica a importância da revolução e a luta do povo para mantê-la viva até os dias de hoje.
4 -  JOSÉ REINALDO DE CARVALHO
Saúda todos os presentes. Como membro da Direção Nacional do PC do B, condena a globalização e o imperialismo americano. Enaltece a luta do povo cubano.
5 -  MÁRCIA CAMPOS
Cumprimenta a todos. Como Presidente em exercício da Confederação das Mulheres do Brasil, enaltece a determinação e a luta do povo cubano, elogiando os avanços nos setores de educação e saúde do país.
6 -  GEORGE BRAGA
Saúda a todos. Como membro da Executiva da União Nacional dos Estudantes, faz elogios aos cubanos em sua luta contra o imperialismo mundial. Comenta importante encontro com estudantes cubanos. Enaltece a figura histórica de Che Guevara.
7 -  RAFAEL SUÁRES TABARES
Saúda todos os presentes. Como Cônsul Geral de Cuba em São Paulo, considera a Revolução Cubana como verdadeira proeza histórica que conseguiu aplicar a justiça social, erradicando o analfabetismo e o racismo, possibilitando o acesso à educação, implantando o sistema de saúde gratuito, diminuindo a mortalidade infantil, dando também o direito ao esporte e a proteção às crianças e aos inválidos. Menciona também que a resistência ao imperialismo os tornou mais rebeldes e enfatiza a importância do turismo na ilha. Destaca a solidariedade que têm recebido da maioria dos países do mundo. Conclui com uma saudação à amizade cubano-brasileira.
8 -  Presidente NIVALDO SANTANA
Fala da sua satisfação de ter procurado cumprir o dever internacionalista de homenagear o povo cubano e prestar o justo tributo ao 40º aniversário da Revolução Cubana. Agradece a presença das autoridades e de todos que contribuíram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp