24/03/2006 - 6a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA COMUNIDADE ÁRABE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 07/04/2006:

Resumo da Sessão
Presidência : ROMEU TUMA
1 -  ROMEU TUMA
Assume a a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Árabe. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.
2 -  RESKALLA TUMA
Presidente do Conselho de Ex-Presidentes da Fearabe-América e Ex-Presidente do Conselho da Fearabe, aborda a aproximação e integração do mundo árabe com a América do Sul, particularmente com o Brasil.
3 -  CELSO RUSSOMANO
Deputado Federal, parabeniza a comunidade árabe, que muito tem feito pela Nação brasileira.
4 -  ROMEU TUMA
Senador, recorda a trajetória de sua família desde a imigração do seu pai, no início do século passado.
5 -  ALI DIAB
Embaixador da República Árabe Síria, expressa o orgulho de estar presente representando o povo e o governo sírio. Transmite a saudação do Presidente sírio Bachar Al Assad. Critica a política externa americana e de Israel para o mundo árabe. Reafirma o compromisso dos árabes com a paz.
6 -  DAMASKINOS MANSOUR
Arcebispo Metropolitano da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa de Antioquia para todo o Brasil, defende a união dos árabes para que sua voz tenha força e seja ouvida no mundo.
7 -  Presidente ROMEU TUMA
Informa que no dia 22 de março foi aprovado o PL 173/04, de sua autoria, que institui no Estado de São Paulo o "Dia da Comunidade Árabe", a ser comemorado no dia 25 de março, o qual apenas aguarda a sanção do Governador. Menciona as contribuições árabes na economia, cultura e culinária do Brasil. Homenageia a memória do Ex-Deputado Federal Nicolau Tuma, falecido em fevereiro deste ano. Destaca que no Brasil configurou-se o convívio harmonioso acalentado pelos primeiros imigrantes árabes. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp