09/12/2005 - 68a Solene

OUTORGA DO PRÊMIO SANTO DIAS E ABERTURA DA V CONFERÊNCIA ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/12/2005:

Resumo da Sessão
Presidência : ÍTALO CARDOSO
1 -  ÍTALO CARDOSO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora conduzindo os trabalhos, com a finalidade de outorgar o Prêmio Santo Dias e realizar a abertura da V Conferência Estadual de Direitos Humanos. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Dedica a V Conferência a Sérgio Lisboa, militante de Direitos Humanos que faleceu no dia 03/12.
2 -  ANA MARTINS
Afirma que a plena cidadania só será garantida pelo respeito aos direitos humanos, trabalhistas, sociais, políticos, civis e culturais. Espera que nesta V Conferência Estadual dos Direitos Humanos haja reflexão, amadurecimento de propostas e compromissos assumidos.
3 -  CARLOS NEDER
Registra a oportunidade de dar visibilidade ao trabalho anônimo na periferia, por pessoas ou de forma coletiva, em defesa dos direitos humanos.
4 -  ANA DO CARMO
Pede que não seja esquecido o nosso povo humilde que é oprimido e os que os defendem, também discriminados. Insta para que seja melhor reconhecido o valor da Comissão de Direitos Humanos desta Casa.
5 -  ADRIANO DIOGO
Alerta para a movimentação da direita armada contra a população pobre, de rua e indígena.
6 -  RENATO SIMÕES
Considera a pauta de avaliação do Programa Estadual de Direitos Humanos urgente, comemorando-se o que foi conquistado e se cobrando o que falta implementar. Lembra que os direitos humanos devem prevalecer em todas as áreas e esferas do Poder Público.
7 -  WALDIR AGNELLO
Reflete sobre o significado dos direitos humanos. Entende que esta conferência relaciona-se intimamente com o futuro a ser construído pela sociedade.
8 -  Presidente ÍTALO CARDOSO
Menciona a criação do Centro Santo Dias de Direitos Humanos.
9 -  JOÃO FREDERICO DOS SANTOS
Presidente do Condepe e Secretário-Executivo do Centro Santo Dias, constata que, apesar dos avanços conquistados na área de direitos humanos, a situação ainda é delicada e muito difícil. Expõe os motivos que levaram à criação do Centro Santo Dias de Direitos Humanos, que persistem hoje. Conclama todos a não desanimarem e a continuar a luta.
10 -  ÍTALO CARDOSO
Conduz a entrega de homenagens a todos os indicados para receber o prêmio Santo Dias.
11 -  JOSÉ GREGORI
Presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos, observa que os tais resultam de uma luta dialética que não cessa porque nunca existirá a última conquista em matéria de direitos humanos. Exalta a existência de uma Comissão de Direitos Humanos nesta Casa. Conclui que há avanços a contabilizar, devidos à luta de todos.
12 -  Presidente ÍTALO CARDOSO
Anuncia a execução de número musical. Continua a entrega de homenagens. Anuncia a execução de número musical.
13 -  LUIZ EDUARDO GREENHALG
Deputado Federal, refere-se ao resultado do referendo sobre o desarmamento e o financiamento da campanha do "não". Recorda que não basta a existência das leis, é preciso que elas sejam efetivamente aplicadas.
14 -  Presidente ÍTALO CARDOSO
Conduz a entrega do prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, referente a personalidade, à Sra. Valdênia Paulino, militante de direitos humanos da capital.
15 -  VALDÊNIA PAULINO
Agradece a premiação e a estende a todas as mulheres e homens que lutam pelos direitos humanos. Protesta contra a criminalização da pobreza. Propugna pela implantação da defensoria pública.
16 -  Presidente ÍTALO CARDOSO
Entrega o prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, referente a entidade, ao Movimento pela Defensoria Pública.
17 -  ANTONIO MAFEZZOLI
Procurador do Estado e membro do Condepe, agradece a premiação em nome do Movimento pela Defensoria Pública. Aborda os esforços das entidades integrantes do movimento para se criar a defensoria. Exorta os Deputados a aprovarem o PL de sua criação.
18 -  HÉDIO SILVA JÚNIOR
Secretário Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, repersentando o Governador Geraldo Alckmin, expressa sua crença em que a afirmação da dignidade da pessoa humana depende menos das declarações de direitos, dos tratados internacionais, das constituições do que do protagonismo social. Reafirma a abertura do governo ao diálogo e a uma relação construtiva, colocando-se o interesse público acima do interesse de grupo de qualquer natureza particular.
19 -  Presidente ÍTALO CARDOSO
Fala da preparação da Conferência e das atividades a serem desenvolvidas no seu transcurso. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp