24/10/2005 - 53a Solene

EM MEMÓRIA DO JORNALISTA VLADIMIR HERZOG, PELA PASSAGEM DO 30º ANIVERSÁRIO DE SUA MORTE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 05/11/2005:

Resumo da Sessão
Presidência : RODRIGO GARCIA / ARNALDO JARDIM
1 -  ARNALDO JARDIM
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos em memória do jornalista Vladimir Herzog, pela passagem do 30º aniversário de sua morte.
2 -  RENATO SIMÕES
Deputado estadual, comenta que a morte de Vladimir Herzog, que se considera como o marco do declínio da ditadura militar do Brasil. Presta tributo aos que lutaram pela democracia.
3 -  PALMIRO MENNUCCI
Presidente do Centro do Professorado Paulista, recorda a luta de Herzog pelo direito à liberdade de expressão. Destaca a democracia que vivemos hoje no país.
4 -  JOÃO BATISTA DE ANDRADE
Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, rememora a participação de Vladimir Herzog no programa "Hora da Notícia" e seu desempenho como jornalista.
5 -  AUDALIO DANTAS
Vice-Presidente da Associação Brasileira de Imprensa - ABI, como presidente do Sindicato dos Jornalistas em 1975, lembra o culto ecumênico realizado na catedral da Sé em 1975, quando da morte de Herzog.
6 -  MILTON FLÁVIO
Deputado estadual, destaca a sua atuação como líder estudantil e tece considerações sobre o idealismo daqueles que tentam mudar o mundo.
7 -  HENRY SOBEL
Rabino do Rabinato de São Paulo, comenta que a morte de Herzog gerou a frente ecumênica e o combate a violência institucionalizada dos regimes de opressão.
8 -  FREDERICO BARBOSA GHEDIN
Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, discorre sobre a morte de Herzog como o início da retomada da democracia. Pede aos jornalistas que sejam conscientes de seu papel e enfrentar as adversidades da profissão diante da situação que se encontra o País.
9 -  Presidente RODRIGO GARCIA
Assume a Presidência.
10 -  ARNALDO JARDIM
Deputado Estadual, relembra sua atuação como líder estudantil e os fatos políticos desta época. Reflete sobre atual crise política que o Brasil atravessa.
11 -  Presidente RODRIGO GARCIA
Presta homenagem ao jornalista Vladimir Herzog e comunica o descerramento da placa que denomina "Vladimir Herzog" a sala dos jornalistas políticos neste Parlamento. Agradece a todos que colaboram com esta solenidade. Encerra a sessão.
alesp