24/05/1999 - 9a Solene

LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR PELA DEFESA E VALORIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, PETROBRÁS E CORREIOS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/06/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : RAFAEL SILVA
1 -  RAFAEL SILVA
Assume a Presidência e abre a sessão. Solicita ao Deputado Salvador Khuriyeh que nomeie as autoridades. Anuncia que esta sessão foi convocada pela Presidência desta Casa, por solicitação do Deputado, ora na Presidência, com a finalidade de lançar a Frente Parlamentar pela defesa e valorização das instituições públicas, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás e Correios e contra privatizações que poderão acontecer nesse setor. Convida a todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  PEDRO MORI
Saúda os presentes. Aplaude a iniciativa do Deputado Rafael Silva de perceber a necessidade de se construir uma frente contra as privatizações no País, depois dos acontecimentos com a Telefónica e a Eletropaulo. Além das possíveis privatizações das entidades já citadas, acrescenta a Cesp e o Banespa e discorre sobre o trabalho do PDT para que isso não aconteça.
3 -  ARNALDO JARDIM
Cumprimenta o Deputado Rafael Silva pelo esforço para superar as dificuldades para a realização desta sessão. Disserta sobre a necessidade de resistência ao modelo econômico no País. Sublinha que o Governo acabará ficando apenas com aquelas empresas que estão dando prejuízo, privatizando as que prestam bons serviços.
4 -  ALBERTO CALVO
Cumprimenta o Deputado Rafael Silva pela sua iniciativa e manifesta-se contrariamente às privatizações das instituições públicas.
5 -  NIVALDO SANTANA
Apresenta a posição do PC do B em relação ao processo de privatização do Governo, a seu ver, um processo de desmonte e sucateamento do nosso País. Discorre a respeito.
6 -  CARLINHOS ALMEIDA
Cumprimenta o Deputado Rafael Silva pela iniciativa de ter proposto nesta Casa, esta frente parlamentar na defesa das instituições anteriormente citadas. Saúda todos os companheiros. Critica a política econômica do Governo. Cita duas matérias que saíram na Imprensa para corroborar seu argumento. A primeira, da "Gazeta Mercantil", sobre o setor de abastecimento de água, alvo para privatização, a segunda, do "O Estado de S. Paulo", sobre declarações do Sr. Mendonça de Barros, que comprovam a intenção do Governo de privatizar aquelas empresas.
7 -  PAULO ASSUNÇÃO
Como representante do Sindicato dos Bancários e do Banco do Brasil e dos funcionários do Banco do Brasil no Conselho de sua Administração, fala do momento privilegiado para se discutir com a população a questão das privatizações. E explica por quê.
8 -  EDUARDO RONDINO
Como Presidente da Associação dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo, cumprimenta todos os parlamentares presentes. Fala da necessidade de envolver toda a sociedade na luta contra as privatizações. Conta a experiência dos funcionários do Banespa, a respeito.
9 -  ANTÔNIO CARLOS SPIZ
Na qualidade de 1º Tesoureiro da Central Única dos Trabalhadores, cumprimenta todos os presentes. Faz uma análise do processo de privatizações por que passou o País desde 1990, com o Governo Collor, enfatizando que, do dinheiro arrecadado, nenhuma quantia foi investida na área social. Disserta sobre a ética da cidadania e a das finanças.
10 -  WALMIR GÔNGORA
Presidente da Associação dos Funcionários da Caixa Econômica Federal, cumprimenta os presentes e, em especial, ao Deputado Rafael Silva, pela iniciativa de montar a Frente Parlamentar contra as privatizações com o Parlamento Paulista. Descreve a situação cada vez pior dos excluídos, agravada pelo pouco que se faz em favor do que é chamado social no País.
11 -  GRACIELA PAULA FERRONI
Como Presidenta da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil - Anabb, cumprimenta os presentes. Fala de sua felicidade de ver o movimento de resistência contra as privatizações ser organizado dentro da Assembléia Legislativa do Estado. Faz votos para que essa iniciativa ramifique e frutifique pelo Estado inteiro a exemplo da ação dos colegas do Banespa.
12 -  FRANCISCO ALEXANDRE
Na qualidade de Presidente da Confederação Nacional dos Bancários, cumprimenta os presentes. Comunica que a Confederação por ele presidida lançou recentemente no Congresso Nacional a Frente Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos, que congrega e discute a situação dos bancos estatais. Disserta a respeito.
13 -  CLAUDEMIR DE SOUZA SANTOS
Como Diretor da Associação dos Funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, saúda a todos os presentes. Discorre sobre as conseqüências da privatização dos correios para os usuários. Anuncia que tal processo já foi iniciado por meio das agências franqueadas e pela terceirização dos transportes. Faz votos para que haja uma união de esforços de todos para o sucesso da Frente Parlamentar.
14 -  RICARDO BERZOINI
Na qualidade de Deputado Federal pelo PT, cumprimenta todos os presentes. Lembra que gestos como este, que ora se realiza nesta sessão, parecem singelos, mas são sementes de um movimento que pode se estender à opinião pública e principalmente a pessoas que não acreditam muito na resistência ao processo neoliberal. Discorre sobre exemplos de eficiência de algumas daquelas empresas que o Governo pretende privatizar.
15 -  Presidente RAFAEL SILVA
Corrobora as posições de cada orador da sessão. Manifesta sua esperança de que este movimento, ora iniciado, cresça cada vez mais, com a colaboração de todos. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a a sessão.
alesp