11/03/1999 - 26ª Sessão Ordinária do Período Adicional

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/03/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : WILSON TRISTÃO / WALDIR CARTOLA / VAZ DE LIMA
1 -  WALDIR CARTOLA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JOSÉ CARLOS TONIN
Despede-se desta Casa agradecendo a todos parlamentares e funcionários desta Casa pela colaboração depois de dois mandatos. Faz histórico da sua atuação parlamentar em defesa da população do nosso Estado.
3 -  GILBERTO NASCIMENTO
Pelo artigo 82, cumprimenta alunos da Zona Norte, acompanhados pela professora Alice. Considera o Deputado José Carlos Tonin um exemplo de homem público a ser seguido. Afirma que a Assembléia ficará empobrecida sem sua presença.
4 -  PRESIDENTE WALDIR CARTOLA
Anuncia a presença do presidente da Câmara Municipal de Patrocínio Paulista, Vereador José Cláudio de Figueiredo e do Vereador Agnaldo, do PFL. Elogia a atuação parlamentar do Deputado José Carlos Tonin.
5 -  LOBBE NETO
Saúda o Deputado José Carlos Tonin. Afirma que a Assembléia está perdendo um grande parlamentar. Também lamenta que o Deputado Cândido Galvão esteja deixando esta Casa.
6 -  WILSON TRISTÃO
Comenta a situação caótica da BR 153. Anuncia que o Ministro dos Transportes estará segunda-feira em José Bonifácio, para constatar a precária condição daquela rodovia. Informa que no próximo dia 17 a população da região protestará contra a falta de manutenção.
7 -  WAGNER LINO
Comenta que sua vivência como operário impulsionou seus princípios e sua carreira política. Expressa seu orgulho em ser membro de um partido que é avesso a escândalos e negociatas. Destaca em sua atuação na Casa seu trabalho como relator da CPI que apurou a situação dos presídidos no Estado. Afirma que seguirá lutando pela libertação dos trabalhadores e pela construção de uma sociedade socialista.
8 -  PRESIDENTE WALDIR CARTOLA
Elogia a tuação política do Deputado Wagner Lino e também do Deputado Djalma Bom, originários como ele de São Bernado do Campo.
9 -  RENATO SIMÕES
Pelo artigo 82, rende homenagem à pessoa e à atividade parlamentar do Deputado Wagner Lino.
10 -  CONTE LOPES
Repudia a "Folha de S. Paulo" por tê-lo envolvido em corrupção na Regional de Tremembé. Acusa o jornal de ser irresponsável e por difamá-lo sem provas. Informa que continuará, da tribuna e pela imprensa, a protestar por sua inocência, até que as informações divulgadas sejam desmentidas.
11 -  WILSON TRISTÃO
Assume a Presidência.
12 -  CÉLIA ARTACHO
Recorda seu primeiro dia em plenário. Faz relato de sua participação na Comissão Temática. Expressa seu orgulho por ter presidido a CPI dos manicômios. Agradece a todos os Deputados, assessores e funcionários.
13 -  WALDIR CARTOLA
Agradece seu Líder, Deputado Campos Machado. Comenta as razões pelas quais não quis candidatar-se novamente. Faz retrospecto de sua atividade parlamentar. Expressa sua fidelidade ao PTB.
14 -  CÉLIA ARTACHO
Pelo artigo 82, agradece e elogia todos os seus colegas de bancada, em especial ao Líder, Deputado Campos Machado. Lamenta a não reeleição de alguns parlamentares.
15 -  VANDERLEI SIMIONATO
Levanta Questão de Ordem relacionada à falta de sua assinatura em ofício de 22 de fevereiro encaminhado à Presidência.
16 -  PRESIDENTE WILSON TRISTÃO
Informa que encaminhará a Questão de Ordem ao Presidente efetivo.
17 -  CÂNDIDO GALVÃO
Despede-se dos Deputados e dos funcionários da Casa. Faz retrospectiva de sua vida pública e política desde a cidade de Jaú (aparteado pelos Deputados Milton Flávio, Maria do Carmo Piunti e Marcelo Gonçalves).
18 -  WALTER FELDMAN
Pelo artigo 82, elogia a atuação do Deputado Cândido Galvão, ressaltando seu caráter digno, ético e honesto.
19 -  SIDNEY BERALDO
Pelo artigo 82, associa-se às homenagens ao Deputado Cândido Galvão.
20 -  BEATRIZ PARDI
Após oito anos de mandato, despede-se desta Casa. Agradece aos funcionários, amigos e Deputados. Afirma que gostou da atividade parlamentar. Assegura que continuará lutando nos movimentos sociais, principalmente neste difícil período em que o País atravessa (aparteada pelos Deputados Milton Flávio, Marcelo Gonçalves, Cândido Galvão e Hamilton Pereira).
21 -  MARCELO GONÇALVES
Despede-se da Casa, após dois mandatos representando São José do Rio Preto e região. Faz balanço de sua atuação parlamentar.
22 -  PAULO TEIXEIRA
Para uma reclamação, despede-se do Deputado Marcelo Gonçalves. Relembra a atuação da bancada do PT nesta legislatura. Comenta o importante trabalho do Deputado Rui Falcão, que deixa esta Casa.
23 -  GILSON DE SOUZA
Agradece a presença de representantes do Legislativo de Patrocínio Paulista.
24 -  HAMILTON PEREIRA
De comum acordo com as Lideranças e solicita a suspensão da sessão até as 18 horas.
25 -  PRESIDENTE WILSON TRISTÃO
Acolhe o pedido e suspende a sessão às 16h 43min.
26 -  PRESIDENTE VAZ DE LIMA
Reabre a sessão às 18h 28min. Convoca os Srs. Deputados para duas sessões extraordinárias, a realizarem-se hoje, 60 min. após o término desta, com intervalo de 60 min. entre elas.
27 -  PRESIDENTE VAZ DE LIMA
Lê, põe em votação e declara sem debate aprovado o requerimento do Deputado Gilberto Nascimento, propondo tramitação em regime de urgência para o PL 38/99. Lê, põe em votação e declara sem debate aprovado o requerimento do Deputado Nabi Chedid, propondo tramitação em regime de urgência para o PL 274/1998. Lê, põe em votação e declara sem debate aprovado o requerimento do Líder do Governo, propondo a tramitação em regime de urgência ao PL 352/1998.
28 -  PAULO BARBOZA FILHO
De comum acordo com as Lideranças, solicita o levantamento da sessão.
29 -  PRESIDENTE VAZ DE LIMA
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 12/03, à hora regimental, lembrando-os das sessões extraordinárias já convocadas. Levanta a sessão.
alesp