01/03/1999 - 18ª Sessão Ordinária do Período Adicional

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/03/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : ALBERTO CALVOVANDERLEI MACRIS
1 -  ALBERTO CALVO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JAMIL MURAD
Relata visita ao Secretário de Assuntos Estratégicos para solicitar a regulamentação com urgência de lei aprovada por sua bancada criando o Crédito Educativo Estadual. Comenta que a inadimplência causada pela crise econômica está expulsando os alunos das escolas. Defende a ampliação de vagas nas universidades públicas. Lê artigos de jornais sobre o assunto.
3 -  PEDRO DALLARI
Para uma comunicação, informa com satisfação a escolha da Deputada Luiza Erundina para liderar a bancada do PSB na Câmara Federal.
4 -  WILSON TRISTÃO
Comenta a venda da Telesp para a empresa portuguesa Telefonica. Lamenta que os serviços só pioraram. Indaga sobre quem vai assumir os prejuízos da população com a falha dos serviços da empresa. Comunica que apresentará projeto de lei para que, se o telefone não estiver funcionando, o usuário não pague a mensalidade e a conta do mesmo no período.
5 -  LUCAS BUZATO
Afirma que Fernando Henrique cometeu estelionato eleitoral. Comenta denúncias de que houve antes da crise vazamento de informações sobre a desvalorização do real, o que beneficiou alguns bancos. Comentou o artigo de Hélio Gáspari sobre o assunto, que teve como conseqüência um rombo de 5 bilhões de reais no Banco do Brasil. Lamenta que o governo não tenha escrúpulos na hora de cortar verbas sociais.
6 -  JAMIL MURAD
Protesta contra o corte de 360 milhões de reais do orçamento da saúde do Estado, considerando-o um crime contra o povo. Denuncia a ocorrência de epidemia de dengue no interior, o sucateamento dos centros de saúde e a privatização de 9 hospitais recém-construídos, enquanto que as verbas vão para pagar as dívidas com o governo federal.
7 -  PAULO TEIXEIRA
Analisa o momento atual do Brasil e a profunda crise de desemprego. Afirma que a inflação brasileira origina-se no fato de o país não conseguir dar conta de seu mercado interno, tendo então recorrido de forma abrupta às importações, que causaram a desindustrialização do país. Chama de irresponsável a política econômica adotada. Lê carta da Pastoral Episcopal sobre o problema do desemprego. Conclama a todos para se juntarem à Campanha da Fraternidade, cujo tema este ano é o desemprego.
8 -  AFANASIO JAZADJI
Historia seus 12 anos de mandato e o trabalho da CPI para investigar o crime organizado no Estado, da qual é presidente. Considera que esta CPI tem também o dever de investigar o caso da "máfia dos fiscais" que envolve a Câmara Municipal da Capital, o que será feito. Afirma que os únicos processos a que respondeu foram relacionados com a Lei de Imprensa, em razão de sua atuação profissional.
9 -  AFANASIO JAZADJI
Citando acordo das lideranças, pede o levantamento da sessão.
10 -  PRESIDENTE ALBERTO CALVO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 02/03, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp