18/02/1999 - 11ª Sessão Ordinária do Período Adicional

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/03/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : VAZ DE LIMA / SIDNEY BERALDO / MARIA DO CARMO PIUNTI
1 -  VAZ DE LIMA
Abre a sessão.
2 -  LUCAS BUZATO
Lembra que após o Carnaval é hora de o país voltar à sua dura e triste realidade. Refere-se às suspeitas de que notícias antecipadas da mudança da âncora cambial brasileira teriam vazado por intermédio do hoje presidente do Banco Central Armínio Fraga, em benefício de seu ex-patrão, o megainvestidor George Soros.
3 -  SIDNEY BERALDO
Assume a Presidência. Anuncia e saúda a presença do Deputado Federal Celso Giglio, presidente da APM e aniversariante no dia de amanhã.
4 -  JAMIL MURAD
Discorre sobre a reorganização do Partido Comunista do Brasil, que a partir de 18/02/62 passou a responder pela sigla PC do B, destacando-se pela sua combatividade.
5 -  GILBERTO NASCIMENTO
Faz um relato sobre a escalada da criminalidade, que bateu recordes no Carnaval, e manifesta sua angústia e insatisfação pela situação.
6 -  ALBERTO CALVO
Associa-se às palavras do Deputado Gilberto Nascimento sobre os índices de violência no Estado e aplaude as providências tomadas pelo Governador sobre o assunto.
7 -  ERASMO DIAS
Lembra que há 25 anos propõe soluções para o campo da Segurança Pública, defendendo que o policial deva ser preparado para prevenir e reprimir, quando necessário, a ação do bandido. Refere-se aos dois carnavais que existiram, o das drogas, o do álcool e dos 230 assassinatos, e ofestivo. Indigna-se com o número de crimes, considerando que falta à sociedade cidadania e uma política de segurança que dê fim à impunidade, acusando o governo de criminosa omissão.
8 -  CESAR CALLEGARI
Agradece o Deputado Celino Cardoso e o Presidente Vaz de Lima, bem como o Secretário Angarita e o próprio Governador pela revisão da punição imposta ao Professor Santos Siqueria, de Cotia, que fez greve de fome por mais vagas na sua escola. Critica a política da Secretária da Educação, que é uma catástrofe para o ensino paulista. Cita os problemas que esta gestão propiciou, destacando o autoritarimo da Secretária. Pede que no segundo mandato o Governador faça correção nesta área, tão importante para a cidadania plena.
9 -  ROSMARY CORRÊA
Lamenta o aumento da violência no Carnaval. Ressalta que o novo comando da Segurança Pública foi mudado há mapenas 10 dias, mas manifesta esperança na continuidade do excelente trabalho anterior. Cita a necessidade para o estado de aprovação de medidas radicais para racionalizar os gastos com o funcionalismo público. Lamenta o desestímulo dos policiais, sugerindo um trabalho para levantar o moral da corporação.
10 -  WALDIR CARTOLA
Afirma que o Executivo está a mais de quatro anos para tomar posse e não o faz. Considera que a Segurança Pública está caótica. Pede a renovação da administração das Polícias Militar e Civil. Critica a desastrosa política da Secretaria de Educação, que fecha escolas e deixa milhares de alunos à mercê da droga e do crime.
11 -  MARIA DO CARMO PIUNTI
Assume a Presidência.
12 -  PASCHOAL THOMEU
Registra sua satisfação pela posse de Márcio Cyprinano na presidência do Bradesco. Faz um histórico da carreira profissional do banqueiro. Cumprimenta Lázaro de Mello Brandão que passa a exercer a função de presidente do Conselho de Administração naquela instituição financeira.
13 -  SIDNEY BERALDO
Pelo artigo 82, lamenta os números de homicídios ocorridos neste Carnaval. Conclama toda sociedade para buscar alternativas que possam trazer a paz no nosso Estado. Traz a informação de que na quinta-feira passada foi assinado no Palácio dos Bandeirantes decreto que reduz o ICMS de aves e equipamentos agrícolas. Elogia a atitude do Governador Mário Covas que faz o ajuste fiscal e contrui para geração de empregos. De comum acordo com as lideranças presentes em plenário, solicita o levantamento dos trabalhos.
14 -  PRESIDENTE MARIA DO CARMO PIUNTI
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessãso ordinária de 19/02/99. Levanta a sessão.
alesp