10/02/2000 - 7ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/03/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : NEWTON BRANDÃO / VANDERLEI MACRIS

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Abre a sessão.
2 -  ALBERTO CALVO
Anuncia ter havido reunião da CPI do Narcotráfico, o que, segundo o orador, mostra a vontade política de ir até as últimas consequências no combate a esta desgraça que se abateu sobre o nosso País, também.
3 -  VITOR SAPIENZA
Indigna-se contra as filas que superlotam os bancos, obrigando as pessoas idosas a permanecerem horas, para receber minguados salários. Sugere que o Estado e a Prefeitura disciplinem as atividades dos agentes financeiros por meio de reforma constitucional.
4 -  EDIR SALES
Fala do agravamento paulatino da segurança de nosso Estado. Refere-se, em particular, à problemática situação da Febem.
5 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência
6 -  MILTON FLÁVIO
Aborda a posição dos Poderes Executivo Estadual e Municipal na fiscalização dos perueiros. Tece considerações sobre a descentralização da Febem e sobre a readaptação do menor infrator.
7 -  JILMAR TATTO
Saúda o PT por completar 20 anos. Faz um breve relato da história do partido.
8 -  ELÓI PIETÁ
Preocupa-se com o papel fiscalizador da Assembléia Legislativa em relação à CDHU e pede que a Casa a investigue.
9 -  CONTE LOPES
Depois de ter afirmado que não assediou o Sr. Goro Hama, quando este veio à Assembléia, conforme noticiou a imprensa, comunica que procura sim cobrar a verdade sobre seu trabalho à frente da CDHU.
10 -  JOSÉ DE FILIPPI
Usa da tribuna para comemorar os 20 anos da fundação do Partido dos Trabalhadores e faz um histórico da atuação da agremiação no cenário político nacional.
11 -  ROSMARY CORRÊA
Relata encontro dos deputados membros da CPI do Narcotráfico com o Procurador- Geral do Estado, Dr. Marrey.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  ROBERTO ENGLER
Em nome da bancada do PSDB, cumprimenta o PT pelo transcurso da data de sua fundação. Esclarece sua posição contra a instalação de CPIs de cunho político. Comunica que o Colégio de Líderes autorizou transmissões ao vivo dos plenarinhos pela TV Legislativa das reuniões de CPIs. Rebate críticas de deputado do PT sobre a TV Legislativa (aparteado pelo Deputado Elói Pietá).
13 -  WALTER FELDMAN
Cumprimenta o PT por sua contribuição à política brasileira. Expressa sua confiança na gestão de Goro Hama frente a CDHU. Reclama da cobertura desfavorável da imprensa sobre a CDHU.
14 -  CAMPOS MACHADO
Rebate acusações de que seu partido não quer a instalação de CPI para investigar a CDHU. Afirma ter desistido de pedir CPI sobre o problema dos perueiros em razão da instauração de inquérito sobre a questão.
15 -  ELÓI PIETÁ
Comenta o depoimento do ex-vice-Presidente da CDHU em comissão desta Casa ontem e a abordagem da TV Legislativa ao caso. Afirma que há muitas questões a serem elucidadas na CDHU (aparteado pelos Deputados Roberto Engler e Nivaldo Santana).
16 -  CICERO DE FREITAS
Pelo art. 82, endossa as palavras do Deputado Elói Pietá. Solicita à Presidência que requisite a fita de hoje da Rádio Bandeirantes por causa de ofensas contra esta Casa proferidas pelo jornalista José Paulo de Andrade.
17 -  ELÓI PIETÁ
Pelo artigo 82, comunica estar o PT comemorando, hoje, 20 anos de fundação. Disserta sobre a história do partido.
18 -  NIVALDO SANTANA
Pelo art. 82, cumprimenta todos os Deputados do PT pela passagem do 20º aniversário de fundação. Discorre sobre o papel político desempenhado pelo Partido dos Trabalhadores durante todo este tempo como principal partido oposicionista de nosso País.
19 -  CESAR CALLEGARI
Pelo art. 82, em nome do PSB, parabeniza a bancada do PT pelos 20 anos de existência.
20 -  MILTON FLÁVIO
Pelo art. 82, em nome do PSDB, reitera o apreço e o reconhecimento do partido do governo pelo PT, que tem prestado enorme serviço ao país. Faz comentários em torno da presença do Sr. Goro Hama nesta Casa.
21 -  CAMPOS MACHADO
Pelo art. 82, presta homenagens do PTB aos 20 anos de fundação do PT.
22 -  JAMIL MURAD
Para comunicação, anuncia que o Deputado Nivaldo Santana passará a responder pela Liderança do PC do B.
23 -  CONTE LOPES
Pelo art. 82, cumprimenta o novo líder do PC do B. Defende apuração das denúncias envolvendo a CDHU.
24 -  PEDRO MORI
Pelo art. 82, saúda o PT pelos seus 20 anos e o novo líder do PC do B. Defende apuração criteriosa das denúncias sobre a CDHU e reclama da abordagem da imprensa no caso.
25 -  ALBERTO CALVO
Para reclamação, soma-se às manifestações anteriores.
26 -  CAMPOS MACHADO
Para reclamação, parabeniza a nova liderança do PC do B. Lembra que o Ministério Público está investigando a CDHU.
27 -  MILTON FLÁVIO
Para reclamação, rebate as críticas feitas pelo jornalista José Paulo de Andrade, da Rede Bandeirantes, a esta Casa. Defende a lisura com que a CDHU vem sendo administrada tendo em vista as decisões do Tribunal de Contas do Estado. Cumprimenta o Deputado Jamil Murad pelo período que exerceu a liderança da Bancada do PC do B, mas ressalva que a comunicação da mudança foi feita após o término da palavra pelo art. 82.
28 -  ELÓI PIETÁ
Anuncia estar encaminhando duas Questões de Ordem que dizem respeito à tramitação dos PLs 02/2000 e 03/2000. Um trata do Programa de Atuação em Cortiços e outro que trata do Programa de Recuperação das Rodovias Estaduais.
29 -  NIVALDO SANTANA
Anuncia estar assumindo a liderança do PC do B, substituindo o Deputado Jamil Murad. Por acordo entre as lideranças, solicita o levantamento da sessão.
30 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 11/02, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp