19/08/2005 - 37a Solene

ABERTURA DO 19º CONGRESSO INTERNACIONAL DOS MUÇULMANOS DA AMÉRICA LATINA E CARIBE SOB O TEMA "O PROFETA JESUS NO ISLÃ"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 03/09/2005:

Resumo da Sessão
Presidência : SAID MOURAD
1 -  SAID MOURAD
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que a presente sessão foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de realizar a abertura do 19º Congresso Internacional dos Muçulmanos da América Latina e Caribe, sob o tema: 'O Profeta Jesus no Islã'. Convida todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro. Anuncia a leitura do Alcorão.
2 -  AHMAD HUSSEIN HAMOUD
Presidente da Confraria Chadilia Yachrutia do Brasil, afirma que não há divergência entre nenhum livro sagrado que Deus enviou à humanidade e rechaça as acusações de atos de violência ao Islã, por infundadas.
3 -  KHALIL EL MAISS
Mufti do Vale do Bekaa, no Líbano, sustenta que a má compreensão dos textos sagrados e das religiões é culpa dos homens, que as deturpam, e que o Alcorão homenageia a Virgem Maria e Jesus.
4 -  Presidente SAID MOURAD
Anuncia a apresentação de grupo teatral.
5 -  JAMIL MURAD
Deputado Federal, ressalta que a religião muçulmana inspira coragem e determinação, exemplificando com os casos da resistência no Iraque e na Palestina.
6 -  Presidente SAID MOURAD
Anuncia apresentação dos alunos da Escola Islâmica Brasileira e do Instituto de Memorização do Alcorão Sagrado.
7 -  MARIAM AHMAD SAIFI
Diretora do Instituto do Alcorão Sagrado Aicha Mãe dos Crentes, fala sobre o tema que será desenvolvido no Congresso, "Jesus no Islã".
8 -  ABDELFATAR AL BEZEM
Mufti de Damasco, na Síria, expressa sua alegria em saber que os brasileiros são solidários à causa árabe, à causa palestina.
9 -  ALI DIAB
Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Árabe da Síria, parabeniza os organizadores do encontro. Fala da relação do Presidente Lula com o mundo árabe, sobre o papel do islamismo e não aceita que muitos queiram fazer daqueles que defendem a sua pátria terroristas.
10 -  ALI ABDUNE
Presidente da Assembléia Mundial Islâmica da América Latina, recorda que é dever dos muçulmanos divulgar os pilares de sua fé. Ressalta a importância do tema "Jesus no Islã".
11 -  ISSA ABOU CHARARA
Representante da delegação da Bolívia, faz discurso em língua estrangeira.
12 -  NASSER TWIN
Representante do Ministro de Assuntos Religiosos da Arábia Saudita, diz que os muçulmanos crêem em todos os profetas e nas escrituras e acreditam que todas as escrituras foram dadas para orientar e educar a humanidade.
13 -  MOUMTEZ ORRA
Lê mensagem enviada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, saudando todos os participantes, declarando-se favorável à causa palestina e contra todas as formas de discriminação.
14 -  MAHSIN AL HASSANI
Supervisor dos Xeques do Brasil e Diretor do Congresso, faz discurso em língua estrangeira.
15 -  AHMAD ALI SAIFI
Presidente do Centro de Divulgação do Islã na América Latina e Caribe, pede que o mundo árabe apóie o Brasil na ONU. Discorre sobre o tema do congresso, "Jesus no Islã". Presta homenagem póstuma ao Rei Fahd Bin Abdul Aziz Al-Saud, da Arábia Saudita.
16 -  Presidente SAID MOURAD
Convida todos para uma palestra na Sociedade Beneficente Muçulmana, dia 20/08, às 20 horas. Destaca a importância do tema do congresso. Assevera que os muçulmanos propugnam pela paz. Elogia o Presidente Lula e o Governador Alckmin pelas posições arabistas e pacifistas. Cumprimenta os congressistas em nome do Governador. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp