16/05/2005 - 23a Solene

INSTALAÇÃO DO III FÓRUM DE LIBERDADE RELIGIOSA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 01/06/2005:

Resumo da Sessão
Presidência : MARCELO BUENO
1 -  MARCELO BUENO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido dos Deputados Campos Machado e Marcelo Bueno, com a finalidade de instalar o "III Fórum de Liberdade Religiosa do Estado de São Paulo". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Conduz prece e comentário sobre o Hino da Proclamação da República. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino da Proclamação da República.
2 -  DOMINGOS SOUZA
Pastor, em nome das Igrejas representadas nesta sessão solene, agradece a esta Casa e aos Deputados proponentes pelo evento.
3 -  Presidente MARCELO BUENO
Anuncia a execução de números musicais. Conduz a entrega de homenagens. Dá conhecimento de mensagem do Deputado Waldir Agnello.
4 -  ANTÔNIO CARLOS DE CAMPOS MACHADO JÚNIOR
Destaca a importância do crescimento do movimento pela liberdade religiosa. Lembra ocasiões históricas em que houve perseguições por causa da religião.
5 -  SILOÉ ALMEIDA
Pastor, Secretário Sul-Americano da Irla, conta a história de sua família, descendente de judeus, que sofreu perseguição religiosa. Ressalta a importância da livre opção religiosa.
6 -  ALCIONEI MIRANDA
Especialista em Direito Eclesiástico, discorre sobre o tema da separação da Igreja do Estado no País, que ainda não é plenamente obedecida.
7 -  SAMUEL LUZ
Presidente da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania, enaltece a liberdade religiosa. Clama pela aprovação de PL 590/01, que permita que denominações religiosas que guardem o sábado sejam respeitadas.
8 -  CAMPOS MACHADO
Deputado e líder da Bancada do PTB nesta Casa, exalta a importância deste Fórum, e discorre sobre a liberdade religiosa e a necessidade de se aprovar o PL 590/01.
9 -  Presidente MARCELO BUENO
Anuncia a execução de número musical. Conduz a entrega de homenagem. Cita as etapas da tramitação do Projeto de Lei nº 590, de 2001, vetado pelo Executivo, que dispõe sobre garantia de direito a religiosos e os movimentos reivindicatórios na sociedade pela sua aprovação. Ressalta a importância da liberdade religiosa. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp