09/05/2005 - 19a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA ESTADUAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/05/2005:

Resumo da Sessão
Presidência : ROSMARY CORRÊA
1 -  ROSMARY CORRÊA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido da Deputada ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  NISE TAMAGUSHI
Presidente da Sociedade Paulista de Oncologia Clínica, fala da importância do trabalho das voluntárias e dos cursos para capacitá-las. Convida todos para uma caminhada contra o tabaco, dia 31 próximo, nesta capital.
3 -  CARLOS RUIZ
Presidente da Sociedade Paulista de Mastologia, agradece a possibilidade de discutir os problemas do câncer de mama nesta Casa. Aponta a necessidade de centros de referência para as mulheres que detectam o problema.
4 -  GILZE MARIA COSTA FRANCISCO
Presidente do Instituto Neomama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, lamenta que as empresas procuradas para colaborar na luta contra a doença confundem responsabilidade social com marketing social.
5 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Anuncia a execução de número musical. Conduz a entrega de diplomas às formandas de curso da União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama - Unaccam.
6 -  MARCELO GENNARI
Diretor do Hospital Pérola Byington, reflete sobre as dificuldades para fazer a prevenção e o tratamento do câncer de mama. Observa que a grande causa da doença é o estresse da vida moderna.
7 -  ERMANTINA RAMOS
Presidente da Unaccam e do Voluntariado da Sociedade Paulista de Oncologia Clínica, pede melhores condições para capacitar os voluntários. Elogia a primeira iniciativa de mutirão de mamografia, do governo estadual. Propugna pela prevenção primária na saúde. Presta homenagem à Sra. Maria do Carmo, "mãe da Unaccam".
8 -  MARIA DO CARMO
Agradece a homenagem.
9 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Conduz a entrega de homenagens aos que se destacaram no combate ao câncer de mama.
10 -  GILZE MARIA COSTA FRANCISCO
Reclama da falta de apoio governamental às pacientes com câncer de mama, que muitas vezes não conseguem os medicamentos necessários.
11 -  ERMANTINA RAMOS
Narra caso que ilustra a situação descrita pela Sra. Gilze.
12 -  JOSÉ ANTONIO MARQUES
Diretor da Fundação Oncocentro, neste ato representando o Dr. Luiz Barradas Barata, Secretário Estadual da Saúde, explica o papel de sua entidade. Elenca as ações e esforços da Secretaria para prevenir e tratar o câncer de mama. Apresenta os números e os resultados do mutirão de mamografias realizados pelo governo estadual.
13 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Anuncia a execução de número musical. Exalta o trabalho das voluntárias junto às pacientes. Cobra maior atenção das autoridades e dos empresários para as necessidades da saúde. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp