29/11/2004 - 56a Solene

"DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/12/2004:

Resumo da Sessão
Presidência : SAID MOURAD
1 -  SAID MOURAD
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução hinos nacionais da Palestina e do Brasil. Solicita a todos um minuto de silêncio em memória do Presidente da autoridade Palestina, Yasser Arafat.
2 -  ANA MARTINS
Em nome do PCdoB, considera justa a realização desta cerimônia de solidariedade ao Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, e deseja que cada vez mais os laços fraternos aumentem entre o povo brasileiro e o povo palestino.
3 -  RESKALLA TUMA
Presidente Honrário da Federação de Entidades Árabes das Américas e Presidente do Conscre, considera que a história palestina é a de um dos genocídios mais hediondos do século XX, sendo que seu inimigo não quer a paz.
4 -  Presidente SAID MOURAD
Lê mensagem do Governador do Estado de São Paulo, em função do Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino.
5 -  AIRTON SOARES
Fundador da Liga Parlamentar de Amizade e Cooperação Árabe-Brasileira no Congresso Nacional, historia a criação do País de representação da hoje chamada Autoridade Palestina. Fala da situação dos colonos palestinos, cuja causa apóia.
6 -  FAHD ALAMEDDINE
Xeque, representante do Lar Druzo Brasileiro, manifesta seu apoio à causa palestina.
7 -  DAMASKINO MANSUR
Arcebispo Metropolitano da Igreja Ordotoxa Antioquina, faz discurso em língua estrangeira.
8 -  JAMIL MURAD
Deputado Federal e Secretário da Liga Parlamentar Árabe-Brasileira, presta homenagem a Yasser Arafat, e fala sobre a Intifada, a luta de resistência do povo palestina.
9 -  MUSA AMER ODEH
Embaixador da Palestina no Brasil, fala sobre a origem e importância do dia internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. Lamenta a perda de Yasser Arafat e do Presidente Abu Ahmar, mas destaca que o pvo palestino não se abateu e mantém a normalidade democrática.
10 -  Presidente SAID MOURAD
Lembra que em 1984, foi criada a lei nesta Casa que institui o Dia de Solidariedade ao Povo Palestino, de autoria do nobre Deputado Benedito Cinta, do PCdoB. Reporta-se a manifestações de solidariedade ao povo palestino recebidas de diversas entidades. Afirma que seu mandato é solidário à luta do povo árabe e palestino, que só busca a justiça e a paz. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp