07/06/2004 - 28a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA COMUNIDADE ITALIANA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/06/2004:

Resumo da Sessão
Presidência : VITOR SAPIENZA
1 -  VITOR SAPIENZA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que a presente sessão foi convocada pelo Presidente efetivo da Casa, Deputado Sidney Beraldo, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Italiana. Convida todos para, de pé, ouvirem os Hinos Nacionais Italiano e Brasileiro.
2 -  RICARDO TRIPOLI
Fala da importância desta data comemorativa para os descendentes de italianos. Enaltece o papel do Deputado Vitor Sapienza para sua instituição.
3 -  ROMEU TUMA
Expressa seu carinho e respeito pela colônia e pelo povo italiano, destacando principalmente a contribuição da Itália na área do Direito.
4 -  ARNALDO JARDIM
Manifesta seu desejo de que persistam a eloqüência, a vibração, a inovação e a ousadia do povo italiano como exemplo para a sociedade.
5 -  MARQUINHO TORTORELLO
Recorda a fundação de São Caetano do Sul por italianos vindos da cidade de Thiene e a participação da colônia italiana no desenvolvimento do Brasil.
6 -  Presidente VITOR SAPIENZA
Conduz a entrega do troféu "Loba Romana" a diversas personalidades que se destacaram na integração ítalo-brasileira.
7 -  LUIZ OLINTO TORTORELLO
Prefeito de São Caetano do Sul, discursando em nome de todos os homenageados, discorre sobre a influência italiana na sociedade e na cultura brasileira, nos seus mais variados aspectos. Ressalta a figura do Deputado Vitor Sapienza como aglutinador e conciliador nesta Casa.
8 -  GIANLUCA BERTINETTO
Cônsul Geral da Itália em São Paulo, agradece as homenagens feitas a sua pessoa e à Itália. Informa que notificará ao governo italiano a consideração demonstrada por esta solenidade e outras semelhantes de outras instituições brasileiras.
9 -  ÁLVARO LAZZARINI
Desembargador, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, afirma sua descendência e aponta que como italiano irá presidir as eleições deste ano no Estado de São Paulo. Cumprimenta a Assembléia Legislativa pela iniciativa desta homenagem.
10 -  Presidente VITOR SAPIENZA
Retorna à época em que criou o Dia da Comunidade Italiana e demonstra o crescimento que teve a comemoração ao longo do tempo. Pede que não se deixe enfraquecer os laços de união entre o Brasil e a Itália. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp