10/05/2004 - 19a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA ESTADUAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/05/2004:

Resumo da Sessão
Presidência : ROSMARY CORRÊA
1 -  ROSMARY CORRÊA
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia e saúda as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido da Deputada ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia Estadual de Prevenção do Câncer de Mama". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.
2 -  OSWALDO YOSHIMI TANAKA
Secretário-Adjunto da Secretaria da Saúde, representando o Secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, reafirma o compromisso da Secretaria da saúde com a prevenção deste mal. Destaca a importância do exame de mamografia e do auto-exame de mama.
3 -  LUCILENE TOLEDO DO AMARAL FERREIRA
Relata sua experiência com a doença e com os direitos do doente, lamentando a desinformação da sociedade.
4 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Anuncia a execução de número musical.
5 -  GULNAR AZEVEDO SILVA
CooRdenadora de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional do Câncer Inca, representando o Dr. José Gomes Temporão, Diretor Geral, fala das ações do instituto na prevenção do câncer, principalmente para garantir o atendimento às pacientes Do SUS.
6 -  TALLULAH KOBAYASHI A. DE CARVALHO
Representante de Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo, anuncia que a OAB está à disposição para fazer valer eventuais direitos de pacientes com câncer.
7 -  MARIA NAZARÉ BRAGA MARQUES
Faz depoimento sobre sua luta contra o câncer e para garantir seu atendimento médico. Pede mais carinho por parte dos atendentes de saúde para com os pacientes com câncer.
8 -  MARIA WALNEIDE RIBEIRO ROMANO
Secretária do GAP, grupo de Apoio a Pacientes com Câncer de Mama de Presidente Prudente, dá testemunho de sua luta contra o câncer. Discorre sobre os objetivos do GAP, que é mantido por trabalho voluntário. Pede mais equipamentos de prevenção e tratamento mais rápido para pacientes de câncer.
9 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Conduz a entrega de homenagens.
10 -  GILZE COSTA FRANCISCO
Presidente do Instituto Neo-Mama, apela para que sejam fornecidos às pacientes do SUS todos os medicamentos necessários para o tratamento, bem como para o cumprimento dos direitos legais previstos. Faz apresentação da sacola porta-dreno, de sua invenção.
11 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Anuncia a execução de número musical. Conduz a entrega dos diplomas de formatura da voluntárias do Hospital do Câncer.
12 -  ELDA CANTISANI DE FRANCESCO
Psicopedagoga da Unaccam, União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama, paraninfa das formandas do Hospital do Câncer, fala sobre planos de expandir a prevenção ao câncer de mama.
13 -  PAULA OLIMPO COSTA
Em nome das formandas, elogia e agradece o trabalho desenvolvido pela Unaccam.
14 -  MARIANE PINOTTI
Diretora de Mastologia do Hospital Pérola Byington, fala da importância do trabalho dos voluntários, especialmente para humanização do tratamento a casos de câncer. Destaca a importância para a saúde da mulher do Hospital Pérola Byington. Discorre sobre a prevenção ao câncer de mama.
15 -  ERMANTINA RAMOS
Presidente da Unaccam - União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama, entrega troféu em agradecimento ao trabalho da Deputada Rosmary Corrêa.
16 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Agradece a homenagem. Passa à entrega de flores às homenageadas, de quem elogia o trabalho. Cobra melhorias no atendimento a pacientes com câncer e em sua prevenção. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp