13/05/2004 - 66ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/05/2004:

Resumo da Sessão
Presidência : JOSÉ BITTENCOURT / HAVANIR NIMTZ / WALDIR AGNELLO / ROBERTO MORAIS

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOSÉ BITTENCOURT
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ANA MARTINS
Solidariza-se como Presidente Lula pela atitude de expulsar o jornalista americano que denegriu a imagem da Presidência da República. Lê convite do MST para as comemorações de seus 20 anos de existência.
3 -  ROBERTO MORAIS
Relata visita do Secretário de Transportes do Estado à Piracicaba, ontem, para atender solicitação de moradores dos bairros à beira da rodovia do Açúcar, por acessos à estrada. Reivindica à Prefeitura que faça marginais à rodovia para servir aos moradores destes bairros.
4 -  Presidente JOSÉ BITTENCOURT
Registra a visita dos pastores Edson Queiroz, de Cotia e Durval Rodrigues Filho, de Vargem Grande Paulista.
5 -  RAFAEL SILVA
Fala sobre a abolição da escravatura no Brasil e a situação dos menos favorecidos nos dias de hoje.
6 -  ROBERTO MORAIS
Assume a Presidência. Anuncia a visita do Prefeito de Igaraçu do Tietê, Carlos Alberto Varasquim e do Presidente da Câmara Municipal, Luiz Garcia.
7 -  VINICIUS CAMARINHA
Acredita que o Brasil só chegará ao desenvolvimento pleno através da educação, e exemplifica com o que ocorreu no Japão após a 2ª Guerra Mundial. Fala sobre projeto de sua autoria que cria cotas para a universidade pública para alunos do ensino médio das escolas estaduais. Cumprimenta o Secretário Estadual da Educação pela criação dos cursos preparatórios gratuitos.
8 -  ÍTALO CARDOSO
Critica a reportagem do jornal "The New York Times" por ser uma matéria dirigida para desprestigiar o Presidente da República.
9 -  RAFAEL SILVA
Elogia pretensão do Secretário da Educação de criar cotas para que estudantes carentes ingressem em universidades pública. Discorre sobre o papel do grupo social na formação dos jovens.
10 -  WALDIR AGNELLO
Assume a Presidência.
11 -  CONTE LOPES
Considera que o sistema penal favorece fugas de bandidos que tenham como pagar propinas. Fala de PL de sua autoria que determina que policiais criminosos sejam detidos em prisões comuns.
12 -  CONTE LOPES
De comum acordo entre as lideranças, pede a suspensão da sessão até as 16h30min.
13 -  Presidente WALDIR AGNELLO
Acolhe o pedido e suspende a sessão às 15h29min.
14 -  HAVANIR NIMTZ
Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h34min.
15 -  ROBERTO FELÍCIO
Pelo art. 82, homenageia a Prefeitura de Sorocaba. Aponta aspectos políticos que estariam por trás de matéria injuriosa ao Presidente Lula publicada por jornal dos EUA. Apóia posicionamento do Senador Aloysio Mercadante sobre o modo com que o Governo deve tratar a questão.
16 -  RAFAEL SILVA
Pelo art. 82, volta a abordar a abolição da escravatura, decretada há 116 anos.
17 -  ROBERTO FELÍCIO
De comum acordo entre as lideranças, pede o levantamento da sessão.
18 -  Presidente HAVANIR NIMTZ
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 14/05, à hora regimental, sem Ordem do Dia, lembrando-os da realização, às 10h, de sessão solene em homenagem ao "Dia do Trabalhador da Saúde". Levanta a sessão.
alesp