16/04/2004 - 11a Solene

COMEMORAÇÃO DO 20º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO MST - MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/04/2004:

Resumo da Sessão
Presidência : SIMÃO PEDRO
1 -  SIMÃO PEDRO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que a presente sessão foi convocada pelo Presidente efetivo da Casa, Deputado Sidney Beraldo, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos e dos Deputados Renato Simões, José Zico Prado, Hamilton Pereira e Beth Sahão, com a finalidade de comemorar o 20º aniversário de fundação do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e dos assentamentos de reforma agrária em São Paulo. Convida todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  HAMILTON PEREIRA
Cumprimenta o MST pelos seus vinte anos de existência. Considera impossível haver justiça social sem reforma agrária. Coloca a bancada do PT à disposição do movimento.
3 -  JOSÉ ZICO PRADO
Expressa sua satisfação por testemunhar os resultados do trabalho dos integrantes do MST.
4 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Anuncia a apresentação artística de membros do MST. Lê mensagem de apoio da Deputada Beth Sahão.
5 -  LUIZ EDUARDO GREENHALG
Deputado Federal, recorda os que perderam a vida na luta pela reforma agrária. Analisa a conduta do Poder Judiciário na intransigência ao movimento social.
6 -  MARIA RODRIGUES
Representante do MST, em nome dos assentados da reforma agrária, agradece a todos que contribuíram, nas suas esferas de trabalho, para tornar o movimento patrimônio da sociedade brasileira e mostrar que a reforma agrária é a solução para o Brasil.
7 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Conduz entrega de certificado e flores à Senhora Maria Rodrigues, pelos 20 anos de luta em prol da reforma agrária.
8 -  RAIMUNDO PIRES
Superintendente Regional do Incra em São Paulo, aponta que o país tem hoje um Presidente que quer fazer a reforma agrária. Recorda a função social da propriedade.
9 -  JOSÉ GRAZIANO DA SILVA
Assessor Especial da Presidência da República, neste ato representando o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ressalta a importância da organização popular, fundamental em qualquer processo, especialmente num processo de implantação de políticas públicas. Reafirma o compromisso do Presidente Lula de realizar uma reforma agrária pacífica e de qualidade, dentro da lei e da ordem.
10 -  MARCELO CÂNDIDO
Considera que a Assembléia precisa conhecer melhor a história do MST. Declara que a pressão popular exercida pelo MST é fundamental para que o Governo possa, de fato, fazer a reforma agrária neste país.
11 -  ANA MARTINS
Saúda o MST pelos seus 20 anos, atribuindo-lhe no processo de redemocratização do país um papel muito importante.
12 -  DELVEK MATEUS
Dirigente nacional do MST, expressa o desejo de retribuir a todos que participaram do processo de construção do Movimento dos Sem Terra. Entrega "kits" que representam sua luta a diversas personalidades e autoridades.
13 -  EDUARDO SUPLICY
Senador, avalia a importância do MST na história. Solidariza-se com a causa da reforma agrária e lamenta que o Brasil seja um dos campeões mundiais da desigualdade sócio-econômica. Informa que o Senado constituiu uma CPI para tratar do problema da terra.
14 -  Presidente SIMÃO PEDRO
Discorre sobre o processo histórico que resultou no surgimento do MST. Enaltece os frutos do esforço de seus integrantes e o reconhecimento popular e de entidades nacionais e internacionais. Enumera novos significados que a bandeira da reforma agrária vem ganhando. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp