28/11/2003 - 58a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/12/2003:

Resumo da Sessão
Presidência : SAID MOURAD
1 -  SAID MOURAD
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro e da Palestina. Anuncia apresentação de grupo teatral. Registra e agradece as mensagens de autoridades ausentes.
2 -  REZKALLA TUMA
Presidente Honorário da Federação de Entidades Árabes das Américas. Discorre sobre a violência no Oriente Médio, destacando o conflito entre Israel e Palestina.
3 -  KHELD JAKOBSEN
Secretário Municipal de Relações Internacionais. Comenta a visita do Presidente Lula ao Oriente Médio e as funções da sua pasta na Prefeitura de São Paulo. Convida a comunidade palestina para os festejos dos 450 anos da cidade de São Paulo.
4 -  RENATO RABELO
Presidente Nacional do PCdoB. Apóia a causa palestina e a auto-determinação deste heróico povo pela liberdade e construção de seu Estado.
5 -  JAMIL MURAD
Deputado federal por São Paulo. Condena os Estados Unidos pela invasão do Iraque. Fala sobre a necessidade da ONU cumprir seu papel de mediadora para promover a paz entre os palestinos e Israel.
6 -  ABDO NASSER EL KHATIB
Diretor do Departamento de Imigração da Universidade EL Azhar, Líbano. Relata a história de luta dos palestinos desde a 2ª Guerra Mundial e a atual situação destes na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
7 -  DAMASKINOS MANSUR
Arcebispo Ortodoxo do Brasil. Diz sobre a importância de Jerusalém para a fé dos cristãos, ortodoxos e muçulmanos.
8 -  MUSA AMER ODEH
Embaixador da Palestina no Brasil. Pede a todos ajuda à causa palestina e agradece ao povo e ao governo brasileiro pelo apoio ao povo palestino.
9 -  Presidente SAID MOURAD
Discorre sobre a dificuldade dos palestinos em conviver com as leis impostas por Israel, como o muro que está sendo construído para tentar isolá-los. Acredita que a paz justa e duradoura é o caminho mais seguro para todos os povos e nações. Cumprido o objetivo na solenidade, agradece a todos que colaboraram com o êxito desta sessão. Encerra a sessão.
alesp