24/06/2003 - 65ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 04/07/2003:

Resumo da Sessão
Presidência : MARQUINHO TORTORELLO / SIDNEY BERALDO / ROMEU TUMA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  MARQUINHO TORTORELLO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a visita de professores e alunos da Escola Estadual Prefeito Antônio Zanaga, da cidade de Americana.
2 -  RAFAEL SILVA
Saúda os visitantes e lhes fala da importância da política. Saúda o professor Chaim Zaer por sua atividade educacional em Ribeirão Preto.
3 -  WAGNER SALUSTIANO
Indigna-se contra as "pegadinhas" de TV que são preparadas, antes, com pessoas pagas.
4 -  SIMÃO PEDRO
Anuncia a decisão dos Deputados de convocar para depor o Presidente da Eletropaulo e de pedido de urgência para a CPI sobre aquela empresa.
5 -  ROMEU TUMA
Registra resultados de sua visita ao litoral norte para ouvir as bases sobre segurança. Anuncia haver enviado ao Governador indicação para uniformização dos livros de registro nas delegacias.
6 -  ARNALDO JARDIM
Relata encontro dos municípios canavieiros, ontem, em Sertãozinho, onde os Prefeitos da região discutiram temas ligados àquela lavoura.
7 -  ANA MARTINS
Apóia os metroviários em suas reivindicações de ajuste salarial. Cumprimenta Inesita Barroso por suas pesquisas do folclore brasileiro.
8 -  NIVALDO SANTANA
Parabeniza a UNE pelo congresso nacional que realizou na semana passada, quando foi eleita a nova diretoria. Avalia que o PL que institui a cobrança do uso da água já reúne condições de ser votado.
9 -  GERALDO "BISPO GÊ" TENUTA
Analisa as conseqüências da greve do metrô semana passada para a população. Lista os benefícios que recebem os metroviários.
10 -  ROMEU TUMA
Assume a Presidência.
11 -  MARQUINHO TORTORELLO
Em alusão ao Dia da Imigração Japonesa, comemorado no último dia 18, lê documento sobre a contribuição dos japoneses para a cultura e a sociedade brasileira.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  NIVALDO SANTANA
Posiciona-se contra a proposta do Governo de vender 49% das ações da Sabesp. Defende a gestão pública do saneamento básico.
13 -  Presidente ROMEU TUMA
Anuncia a presença dos representantes da Câmara Mirim de Jaguariúna, e de comitiva de Vereadores daquela cidade, encabeçada pelo Presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos Campos, a convite do Deputado Ary Fossen.
14 -  ARY FOSSEN
Saúda os visitantes.
15 -  SIMÃO PEDRO
Solidariza-se com os metroviários de São Paulo nas suas reivindicações salariais. Comenta os esforços do governo Lula para reaquecer a economia.
16 -  MARQUINHO TORTORELLO
Assume a Presidência.
17 -  ÍTALO CARDOSO
Posiciona-se no debate acerca do porte de armas, defendendo maior investimento na Polícia. Registra sua participação na 7ª Parada Gay, parabenizando seus organizadores. Lamenta o pouco funcionamento da Comissão de Fiscalização e Controle da Casa (aparteado pelo Deputado Romeu Tuma).
18 -  MÁRIO REALI
Pelo art. 82, refere-se à ocupação de áreas de mananciais, destacando a região da represa Guarapiranga. Reitera pedido de envio à Casa de legislação específica.
19 -  ROMEU TUMA
Pelo art. 82, traz reivindicação de 22 entidades da Polícia Civil por melhorias salariais.
20 -  Presidente SIDNEY BERALDO
Assume a Presidência.
21 -  RAFAEL SILVA
Pelo art. 82, discorre sobre as altas taxas de juro mantidas no País que, no final, oneram a população por causarem inflação.
22 -  CONTE LOPES
Pelo art. 82, reflete sobre o último atentado à segurança da família do Presidente da República. Pede valorização da carreira policial.

ORDEM DO DIA
23 -  Presidente SIDNEY BERALDO
Anuncia a presença do Vereador Herculano Passos Júnior, de Itu, a convita do Deputado Afonso Lobato. Põe em votação requerimento de inversão da Ordem do Dia, de autoria do Deputado Vanderlei Macris.
24 -  RAFAEL SILVA
Encaminha a votação do requerimento de inversão da Ordem do Dia pelo PSB.
25 -  Presidente SIDNEY BERALDO
Põe em votação e declara aprovado o requerimento de inversão da Ordem do Dia.
26 -  RAFAEL SILVA
Requer verificação de votação.
27 -  Presidente SIDNEY BERALDO
Acolhe o pedido e determina que se proceda à verificação de votação pelo sistema eletrônico, cujo resultado confirma a votação anterior. Põe em discussão o PLC 43/02.
28 -  SEBASTIÃO ARCANJO
Discute o PLC 43/02 (aparteado pelos Deputados Vanderlei Macris e José Bittencourt).
29 -  Presidente SIDNEY BERALDO
Convoca os Srs. Deputados para uma sessão extraordinária, a realizar-se 60 minutos após o término desta.
30 -  RAFAEL SILVA
Discute o PLC 43/02 (aparteado pelo Deputado Campos Machado).
31 -  ROMEU TUMA
Assume a Presidência. Anuncia a presença do pastor Samuel Ferreira, da Assembléia de Deus, e do delegado do Denarc, Nestor Sampaio Penteado, acompanhados pelo Deputado José Bittencourt.
32 -  VALDOMIRO LOPES
De comum acordo entre as lideranças, pede o levantamento da sessão.
33 -  Presidente ROMEU TUMA
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 25/06, à hora regimental, com Ordem do Dia, lembrando-os da realização, às 19h20min, de sessão extraordinária. Levanta a sessão.
alesp