06/12/2002 - 57a Solene

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA MORTE DE PRUDENTE DE MORAIS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 07/02/2003:

Resumo da Sessão
Presidência : MARIA DO CARMO PIUNTI
1 -  Presidenta MARIA DO CARMO PIUNTI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a presente sessão foi convocada pela Presidência, por solicitação da deputada ora na direção dos trabalhos, para comemoração do Centenário da Morte de Prudente de Morais. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  LÁZARO PIUNTI
Como Prefeito de Itu, terra natal de Prudente de Morais, cumprimenta o Prefeito José Machado, de Piracicaba, cidade em que morreu aquele ex-Presidente da República, e a bisneta de Prudente de Morais, Maria da Glória Silveira Melo. Lamenta que os grandes vultos de nossa história sejam facilmente esquecidos. Reverencia a memória do homenageado, primeiro Presidente civil da República.
3 -  JOSÉ MACHADO
Na qualidade de Prefeito de Piracicaba, apresenta os principais momentos da vida do homenageado, chamado de: "O Pacificador" por sua atitude durante a transição da monarquia para a república e diante de conflitos internacionais. Fala de seu legado.
4 -  Presidenta MARIA DO CARMO PIUNTI
Anuncia um número musical, executado pelo quarteto Tristão Júnior, de Itu.
5 -  ROBERTO MACHADO DE CARVALHO
Secretário de Cultura da Estância Turística de Itu, diretor do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e membro da Academia Cristã de Letras, faz uma síntese da vida do homenageado.
6 -  RUBEM MURILO LEÃO REGO
Representando Carlos Henrique de Brito Cruz, Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Campinas, lê pronunciamento daquele professor sobre os diversos eventos comemorativos do centenário de morte de Prudente de Morais.
7 -  Presidenta MARIA DO CARMO PIUNTI
Anuncia dois números musicais.
8 -  MARIA DA GLÓRIA SILVEIRA MELO
Como bisneta de Prudente de Morais, convida todos a continuarem o sonho de Prudente de Morais, de conquistar a verdadeira república.
9 -  Presidenta MARIA DO CARMO PUINTI
Anuncia a exposição: "Retratos de Família", em homenagem a Prudente de Morais, a iniciar-se no dia 4/10, em Piracicaba. Faz registro dos que se escusaram por não ter podido comparecer à sessão. Anuncia dois números musicais. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp