09/12/2002 - 58a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DO SERVIÇO DE ENSINO VOCACIONAL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/02/2003:

Resumo da Sessão
Presidência : EDNA MACEDO
1 -  EDNA MACEDO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, atendendo à solicitação do Deputado Sidney Beraldo, para comemorar os 40 anos do Serviço de Ensino Vocacional. Convida todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  OLGA BECHARA
Professora e doutora em Psicilogia Escolar, recorda os primórdios do ensino vocacional, abrangendo o fim da década de 50 e os anos 60.
3 -  ANGELA RABELO DE BARROS TAMBERLINI
Professora e mestra em Educação, afirma que o ensino vocacional se constitui numa visão de mundo engajada, onde o homem é sujeito de seu mundo e ator responsável.
4 -  ESMÉRIA ROVAI
Professora e doutora em Educação, propõe que se ponha em prática a própria filosofia do ensino vocacional, pela reflexão sobre o significado dessa experiência na história da educação brasileira.
5 -  MOACIR SILVA
Professor e doutor em Educação, ressalta que, dentre suas experiências profissionais, a que mais lhe marcou foi ter sido um dos atores do projeto de dos ginásios vocacionais.
6 -  NILTON BALZAM
Professor Doutor, livre docente da Unicamp, afirma que o ensino vocacional formou uma geração de professores cuja excelência até hoje não viu alcançada. Prega a necessidade do ensino integrado e da participação escolar na comunidade.
7 -  JOSÉ CARLOS CAIO MAGRI
Narra seu depoimento sobre a experiência que viveu como pai de ex-aluno do ginásio vocacional.
8 -  MARIA LÚCIA MONTES
Professora Doutora, professora da Faculdade de Filosofia da USP, presta homenagem à memória da Professora Maria Nilde Masselani, pioneira do ensino vocacional.
9 -  CECÍLIA GUARANÁ
Professora e ex-diretora do Ginásio Vocacional João XXIII, de Americana, afirma que o ensino vocacional foi um marco na educação estadual e nacional, uma experiência educacional vivida intensamente por todos aqueles que dela participaram. Homenageia a Professora Maria Nilde Masselani e outros que estiveram envolvidos com o projeto.
10 -  Presidente EDNA MACEDO
Justifica a ausência do Deputado Sidney Beraldo, que no momento encontra-se com o Governador. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp