22/04/2002 - 9a Solene

HOMENAGEM AO "DIA DA COMUNIDADE PORTUGUESA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 05/09/2002:

Resumo da Sessão
Presidência : WALTER FELDMAN
1 -  Presidente WALTER FELDMAN
Abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, atendendo à solicitação do Deputado Dorival Braga. Convida todos a ouvirem a execução dos hinos nacionais brasileiro e português. Reflete sobre as diferenças dos dois hinos nacionais, que refletem as características dos dois povos. Fala do Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre).
2 -  DORIVAL BRAGA
Assume a Presidência.
3 -  JOSÉ VERDASCA DOS SANTOS
Como Conselheiro do Parlamento Mundial para a Segurança e a Paz, saúda o Presidente Dorival Braga, os Deputados da Casa e demais autoridades. Disserta sobre a história do "Achamento" do Brasil.
4 -  NEWTON BRANDÃO
Cumprimenta o Presidente Dorival Braga e demais autoridades. Discursa sobre as relações luso-brasileiras.
5 -  Presidente DORIVAL BRAGA
Entrega lembrança aos homenageados e pede que seja feita entrega de flores a todas as esposas presentes.
6 -  ANTONIO DE ALMEIDA E SILVA
Cumprimenta o Presidente Dorival Braga, os Deputados da Casa e demais autoridades. Analisa a realidade comum a Portugal e Brasil pelo espírito, pela língua, pela fé, pelos costumes e pela destinação no cenário mundial. Agradece as lembranças em nome de todos os homenageados.
7 -  DOMINGOS VITAL
Como Cônsul de Portugal, saúda o Presidente Dorival Braga, os Deputados da Casa e, em especial o Secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Fernando Leça, e o Deputado Newton Brandão. Agradece ao Presidente Dorival Braga pela iniciativa da sessão solene. Felicita os homenageados. Enaltece o Dia da Comunidade Luso-Brasileira. Sublinha a natureza particular do que é a luso-brasilidade.
8 -  Presidente DORIVAL BRAGA
Lembra as origens do Brasil, o Tratado de Tordesilhas e a figura de Pedro Álvares Cabral. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp