03/07/2002 - 97ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/07/2002:

Resumo da Sessão
Presidência : NEWTON BRANDÃO / DORIVAL BRAGA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  DORIVAL BRAGA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  PEDRO TOBIAS
Comemora a inauguração hoje do 12º restaurante Bom Prato, no bairro do Itaim Paulista, nesta Capital, como parte das ações sociais do Governo. Elogia os investimentos sociais do Governador Alckmin.
3 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência. Anuncia a presença de comitiva de representantes do Hospital Dona Balbina, a convite do Deputado Dorival Braga.
4 -  RENATO SIMÕES
Relata visita que fez à cadeia pública de Bauru. Descreve as precárias condições que lá encontrou.
5 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Saúda delegação da cidade de Potim.
6 -  DUARTE NOGUEIRA
Informa que, além da inauguração do restaurante Bom Prato no bairro paulistano do Itaim Paulista, o governo estadual atingiu a marca de 200 agências do Banco do Povo. Destaca as virtudes do Banco do Povo como programa social.
7 -  ROSMARY CORRÊA
Indigna-se contra o veto da Presidência da República, aposto a PL referente à violência contra a mulher.
8 -  WAGNER LINO
Comenta notícia do jornal "Diário do Grande ABC", segundo a qual as montadoras daquela região darão férias a seus empregados, prejudicando a produção e dando margem a uma série de más conseqüências.
9 -  CARLINHOS ALMEIDA
Apresenta os motivos pelos quais a LDO ainda não foi votada na Casa.
10 -  CICERO DE FREITAS
Defende a discussão a fundo das emendas à LDO, em proveito da população. Lamenta o aumento das tarifas públicas pelo Governo Federal, entre 5 e 14%.
11 -  HENRIQUE PACHECO
Justifica PL que apresentou que faculta a professores estaduais assinem jornais e revistas informativas para facilitar sua atualização. Refere-se a debate sobre os serviços da CPTM realizado nesta Casa.
12 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Saúda a presença de professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Amélia Abujamra Maron, de Ourinhos, a convite do Deputado Claury Alves Silva.
13 -  RAFAEL SILVA
Reclama do abandono, pelo Governo do Estado, de rodovias da região de Ribeirão Preto.

GRANDE EXPEDIENTE
14 -  WAGNER LINO
Continua a apontar os prejuízos à população causados pelos abusivos aumentos das tarifas públicas.
15 -  ROSMARY CORRÊA
Reclama do veto do Presidente da República a projeto da Deputada Jandira Feghali que afastaria os agressores domésticos de suas casas para preservar as vítimas (aparteada pela Deputada Mariângela Duarte).
16 -  NEWTON BRANDÃO
Anuncia presença de visitantes oriundos das cidades de Ilha Solteira, Mineiros do Tietê e Dois Córregos, acompanhados pelo Deputado Edson Gomes. Informa a presença de Alexsander Saldanha Franson, Deputado Jovem nesta Casa.
17 -  EDSON GOMES
Faz uma reflexão sobre o impacto ambiental dos lagos formados por usinas hidrelétricas. Cita especificamente o caso da usina de Igarapava. Preocupa-se com a alta do dolar no cenário econômico nacional e a perspectiva de crise generalizada no cenário internacional.
18 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Convoca reunião extraordinária da Comissão de Finanças e Orçamento para o dia 04/07, às 16h. Anuncia a presença dos alunos e professores da Escola Estadual Prof. Armando Falcone, do município de Artur Nogueira. Registra ainda a visita do Vereador Amarildo Boer, também daquela cidade.
19 -  RENATO SIMÕES
Responsabiliza a política econômica do PSDB pela crise que assola o país. Sustenta que essa política privilegia a especulação em detrimento da produção. Comenta artigo do jornalista Henrique Gomes Batista, publicado hoje pelo jornal "Valor Econômico" sob o título "Alckmin descumpre acordo e Justiça pode parar". Defende a ampla discussão da LDO paulista.
20 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Desconvoca a reunião de Finanças e Orçamento, para amanhã, às 16h, por esta reunião ter sido suspensa hoje por 24 horas.
21 -  CARLINHOS ALMEIDA
Para reclamação, protesta contra a aprovação mínima de emendas à LDO preparadas pelo PT.
22 -  RAFAEL SILVA
Pelo art. 82, reclama que as obras acertadas com o Governo, a serem feitas na região de Ribeirão Preto, tenham sido suspensas por oposição de Deputados do Governo.
23 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 04/07, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Encerra a sessão.
alesp