13/05/2002 - 63ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 06/06/2002:

Resumo da Sessão
Presidência : EDIR SALES

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  EDIR SALES
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a visita de professores e alunos da Escola Estadual Professor Luiz Alegretti, de Bragança Paulista, acompanhados pelo Deputado Edmir Chedid.
2 -  NIVALDO SANTANA
Lembra que hoje comemora-se a abolição da escravatura. Fala sobre o papel do negro na sociedade brasileira. Convida para debate amanhã, às 14h, com presença de diversas entidades, onde serão discutidas políticas afirmativas contra a discriminação social.
3 -  JAMIL MURAD
Faz reflexão sobre a situação da população afrodescendente no Brasil. Lê o PR 753/94, de sua autoria, que criou o SOS Racismo.
4 -  CARLINHOS ALMEIDA
Tece considerações acerca da situação sócio-econômica de população de origem africana. Refere-se à situação de remanescentes de quilombos no litoral norte.
5 -  CÂNDIDO VACCAREZZA
Fala sobre passeata promovida pelo Movimento Negro resgatando lutas pelo fim da escravidão. Preocupa-se com a situação da escola pública no País.
6 -  CESAR CALLEGARI
Comenta reunião com Secretário da Educação, elencando sugestões que apresentou para a área.
7 -  ALBERTO CALVO
Discorre sobre aumento de denúncias de abuso sexual contra crianças. Pede providências em relação ao aumento de casos de dengue no bairro da Casa Verde.
8 -  CICERO DE FREITAS
Comenta requerimento que fez ao Ministério Público sobre a indústria da multa na Capital.

GRANDE EXPEDIENTE
9 -  CESAR CALLEGARI
Discorre sobre a destinação de recursos às universidades públicas estaduais e sua autonomia. Pede que seja apreciada a PEC 14/00, de sua autoria.
10 -  ALBERTO CALVO
Lê e comenta trecho de reportagem de "O Estado de S. Paulo" de hoje, intitulada "Rigor contra a corrupção", tratando do narcotráfico e corrupção policial (aparteado pelo Deputado Gilberto Nascimento).
11 -  NEWTON BRANDÃO
Questiona o uso de radares para fiscalizar o trânsito, notadamente em Santo André. Lê matéria jornalística a respeito do tema (aparteado pelo Deputado Gilberto Nascimento).

EXPLICAÇÃO PESSOAL
12 -  CESAR CALLEGARI
Fala de sua participação parlamentar a favor da educação. Discorre sobre deficiências das escolas de nível médio e superior. Enfoca importância da educação infantil. Comenta realização de seminário sobre a Alca.
13 -  ALBERTO CALVO
Ressalta a importância das Polícias Civil e Militar, destacando o Denarc e o Deic. Preocupa-se com o mau comportamento de alguns policiais.
14 -  Presidente EDIR SALES
Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 14/05, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra da sessão solene a realizar-se hoje, às 20h, para comemorar o 108º aniversário do jornal "A Tribuna". Encerra a sessão.
alesp