20/02/2002 - 10ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/03/2002:

Resumo da Sessão
Presidência : GILBERTO NASCIMENTO / CELINO CARDOSO / NEWTON BRANDÃO / REYNALDO DE BARROS

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  GILBERTO NASCIMENTO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ALBERTO CALVO
Aborda o tema das endemias e das epidemias que grassam no País.
3 -  Presidente GILBERTO NASCIMENTO
Anuncia a presença do Prefeito de Cruzália, Pedro Sabino, e comitiva, convidados pelo Deputado Carlos Braga.
4 -  REYNALDO DE BARROS
Assume a Presidência.
5 -  GILBERTO NASCIMENTO
Disserta sobre os PLs sobre segurança pública que tramitam na Casa. Analisa, em particular, PL seu sobre a legalização do trabalho extra dos policiais, fora do expediente.
6 -  ROBERTO GOUVEIA
Registra a presença da dengue em 120 países. Preocupa-se com o crescimento da doença no Estado do Rio de Janeiro.
7 -  GILBERTO NASCIMENTO
Assume a Presidência.
8 -  WAGNER LINO
Considera entrevista de John Laub, publicada pela revista Veja, de 13.02.02, sobre segurança pública, que aponta como solução a atenção para as bases sócio-econômicas.
9 -  MARIÂNGELA DUARTE
Cumprimenta o Prefeito de Cosmópolis, José Pivatto, e comitiva de vereadores, em visita a esta Casa. Questiona o Governo pelas ações violentas do PCC, como o atentado ao Fórum de São Vicente ocorrido ontem.
10 -  Presidente GILBERTO NASCIMENTO
Saúda a presença do Prefeito de Cosmópolis, José Pivatto, e comitiva de vereadores.
11 -  NEWTON BRANDÃO
Critica a minissérie "O Quinto dos Infernos", da Rede Globo, pelos suas imprecisões históricas.
12 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Defende que a concessão do bônus mérito e do bônus de gestão aos servidores da Educação seja estendido aos inativos e pensionistas, conforme acertado pelas lideranças nesta Casa.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  MARIÂNGELA DUARTE
Reclama do policiamento de verão no litoral paulista, designado com poucos homens e com péssimas condições de trabalho. Apóia decisão do PT de derrubar vetos do Governador a melhorias salariais a educadores aposentados.
14 -  NEWTON BRANDÃO
Cita artigo do jurista Miguel Reale sobre esquecimento de vultos históricos. Preocupa-se com o aumento da insegurança pública. Cita artigos jornalísticos sobre o assunto (aparteado pelo Deputado Emídio de Souza).
15 -  VANDERLEI MACRIS
Reporta-se à reunião, hoje, de Prefeitos das cidades da região de Campinas com o Secretário de Segurança Pública para discutir os problemas da área. Considera as origens dos marginais e as ações que estão sendo tomadas pelo PSDB para resolver a questão.
16 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência.
17 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Convoca os Srs. Deputados para as sessões solenes de 11 de março, às 10h, para homeangear a Associação Atlética Banco do Brasil; de 18 de março, às 20h, para homenagear os ex-combatentes contra o nazi-fascismo; de 22 de março, às 10h, para homenagear a Ordem de S. Bento.
18 -  DUARTE NOGUEIRA
Comenta a regulamentação pelo Governador, da Lei que obriga a se cadastrarem os usuários dos celulares pré-pagos. Fala da urgência da colocação de bloqueadores de sinais de celulares, em todas as unidades prisionais do Estado. Relata o que tem sido feito pelo Governo em relação à segurança pública no Estado, nestes últimos dias.
19 -  CARLINHOS ALMEIDA
Pelo art. 82, declara que o PT tem disposição de ajudar para a diminuição do crime, mas denuncia que falta no Estado autoridade para pôr em execução as várias medidas existentes.
20 -  WADIH HELÚ
Pelo art. 82, critica a atuação do governo estadual na segurança pública. Lê e comenta matéria da revista Carta Capital contendo declarações do empresário Eugênio Staub, sobre os resultados da política econômica do governo FHC.
21 -  EDIR SALES
Pelo art. 82, pede que se acelere a tramitação de PL de sua autoria, que visa a construção de presídios e varas criminais anexas à margem das rodovias.
22 -  HENRIQUE PACHECO
Para reclamação, comenta as declarações do Presidente do STF, Ministro Marco Aurélio de Mello, sobre a prisão e soltura dos dirigentes do Banco Nacional e do ex-Senador Jáder Barbalho.
23 -  CICERO DE FREITAS
Pelo art. 82, parabeniza o vereador de São Paulo, Raul Cortez, que protestou contra a prefeita Marta Suplicy. O motivo é o sorteio a ser feito para contratar agentes de saúde no combate à dengue.
24 -  RODOLFO COSTA E SILVA
Pelo art. 82, analisa o problema da segurança pública, considerando-o originário da ausência do Poder Público nas comunidades carentes e da falta de melhor organização social.
25 -  EDIR SALES
Para reclamação, refere-se a indicação que fez ao Governador pedindo o fornecimento mais amplo de coletes à prova de bala para PMs.
26 -  CLAURY ALVES SILVA
Pelo art. 82, agradece a presença do Governador Alckmin na região de Ourinhos, enumerando as benfeitorias trazidas à população local.
27 -  CELINO CARDOSO
Assume a Presidência.

ORDEM DO DIA
28 -  Presidente CELINO CARDOSO
Põe em votação requerimento do Deputado Donisete Braga, propondo alteração na Ordem do Dia.
29 -  DONISETE BRAGA
Encaminha a votação do requerimento pelo PT.
30 -  WILSON MORAIS
Encaminha a votação do requerimento pelo PSDB.
31 -  CLAURY ALVES SILVA
Encaminha a votação do requerimento de inversão da Ordem do Dia pelo PTB.
32 -  DONISETE BRAGA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
33 -  Presidente CELINO CARDOSO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 21/02, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp